Geral

Obama vai pedir autorização ao Congresso para lançar ação militar contra o EI

Redação Folha Vitória

Washington - O presidente dos EUA, Barack Obama, irá enviar ao Congresso o rascunho de uma proposta para a resolução da guerra contra o Estado Islâmico (EI), pedindo um uso "limitado" da força norte-americana por três anos contra o grupo militante que atua na Síria e no Iraque.

A resolução argumenta que o Estado Islâmico representa uma "grave ameaça" aos Estados Unidos e aos seus aliados no Oriente Médio e classifica o grupo como uma organização terrorista. O texto também condena o EI por "atos desprezíveis de violência e execução em massa".

A resolução de guerra também a cita a morte de quatro cidadãos americanos mortos pelo grupo: James Foley, Steven Sotloff, Abdul-Rahman Peter Kassig e Kayla Mueller.

A nova resolução revogaria a lei de 2002 que autorizou o presidente George W. Bush a invadir o Iraque e substituí-la por uma autorização de guerra de três anos, que permitiria que os EUA usem a força militar contra o Estado Islâmico.

O projeto de resolução segue agora para o Congresso, onde será apreciado por duas casas que são controladas pelos republicanos. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda