Geral

ONU promove campanha para coibir paquera agressiva

Redação Folha Vitória

Rio - A Organização das Nações Unidas (ONU) promove em meio à folia a campanha "Nesse carnaval, perca a vergonha, não perca o respeito", na Sapucaí e em blocos do Rio, com o objetivo de coibir a paquera agressiva, que desrespeite o direito da mulher assediada de recusar a investida.

A entidade distribui ventarolas que reproduzem um "fluxograma da paquera", no qual o folião ou a foliona que abordam outros são incentivados a desistir caso não sejam bem- recebidos. A campanha se contrapõe à propaganda da cerveja Skol veiculada no período pré-carnavalesco que causou polêmica por, na visão de mulheres, legitimar o estupro. O slogan "Esqueci o não em casa" foi criticado por internautas nas redes sociais por causa da associação entre a ingestão de bebida alcoólica e a dificuldade de dizer "não".

Diante da controvérsia, a Ambev substituiu o então diretor de marketing, um homem, por uma mulher. O material da ONU também orienta que vítimas denunciem abusos pelo número 180, do disque-denúncia da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR).

O fluxograma foi fixado em cerca de 5 mil ônibus da frota carioca, no aeroporto Santos Dumont, por onde chegam turistas para o carnaval. Os slogans são "Ter pegada não é faltar com o respeito" e "Chega melhor quem chega direito". A campanha é uma iniciativa do braço da ONU para mulheres, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o Alto-Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (Unaids), a Organização Pan-americana de Saúde (Opas) e a Organização Mundial de Saúde (OMS), e o apoio institucional da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República e da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Rio de Janeiro.

Pontos moeda