Prefeitura vai multar quem lavar calçada com água potável em Viana
Viana é mais um município que adota a multa como penalidade para quem for pego usando água potável na lavagem de calçadas, gramados e jardins
Viana é mais um município que adota a multa como penalidade para quem for pego usando água potável na lavagem de calçadas, gramados, jardins, resfriamento de telhados, umectação de vias públicas, entre outros. A Lei 2.712 determina as normas por prazo indeterminado e vale para residências, indústrias, comércios e prédios públicos.
Primeiro a Prefeitura Municipal de Viana (PMV) vai fiscalizar, orientando os moradores, em caso de reincidência o infrator será sujeito a imposição de multa no valor de R$ 150,00. Havendo uma nova reincidência, a multa será aplicada em dobro.
O secretário de Desenvolvimento Sustentável, Henrique Casamata destaca que a legislação foi preparada com o objetivo de garantir o uso racional e eficiente da água, compreendendo o controle de perdas e desperdícios. “Entendemos o atual momento de escassez de água e estamos tomando as medidas cabíveis com a perspectiva de um futuro mais sustentável. A água é fundamental para a vida, sendo, porém, um recurso limitado e de valor econômico. Sua importância não se restringe apenas à sobrevivência humana, mas principalmente para o desenvolvimento de todas as atividades produtivas”, disse.
Seca assusta todo o Estado:
Os municípios de Itapemirim e Cachoeiro de Itapemirim não tiveram outra saída, senão, decretar situação de emergência. Além das plantações de café, a estiagem no Estado tem afetado de forma preocupante o gado leiteiro. E o Rio Jucu, já enfrenta a pior seca desde a década de 60. Em Guarapari o prefeito da cidade decretou restrições ao uso de água. O governo do Estado já anunciou medidas para enfrentar a seca.