Geral

Primeiros dias de aula: aprenda a ter jogo de cintura e ajude seu filho a crescer

E a cena é clássica: de um lado, pais aflitos ao deixar seus filhos na escola. De outro, crianças chorando com medo da separação. O início das aulas, muitas vezes, é marcado por insegurança

A primeira semana de aula é fundamental para adaptação dos pequenos Foto: ​Divulgação

A volta às aulas é um momento que mistura diversas emoções. As crianças ficam agitadas e ansiosas para o primeiro dia e, ao mesmo tempo, chateadas pelo fim das férias. Não importa se a escola é nova ou não: sempre bate aquele friozinho na barriga para conhecer a turma ou rever os amigos mais antigos. Por isso, cabe aos papais e às mamães conversar muito com a garotada para que essa ansiedade seja controlada, garantindo um período de aulas muito mais prazeroso e educativo.

A primeira semana de aula é fundamental para adaptação dos pequenos. É nesse momento que a criança é capaz de conhecer o território, os colegas e as regras da escola. Apesar da primeira semana não ter tanto conteúdo em questão de disciplina, é importantíssimo que as crianças se situem no contexto da escola e entrem no ritmo desta nova etapa. Mesmo que o ambiente de estudo seja o mesmo, cada período exige um comprometimento diferente, conforme a criança vai amadurecendo.

E a cena é clássica: de um lado, pais aflitos ao deixar seus filhos na escola. De outro, crianças chorando com o medo da separação. O início das aulas, muitas vezes, é marcado por insegurança em algumas crianças, já que se trata de um momento de mudança onde é normal sentir medo.

Neste momento, segundo a pedagoga da Upuerê, Zil Alves, os pais devem dominar a ansiedade para não transmitir insegurança para os filhos. “É esperado que a criança fique ansiosa e também temerosa nos primeiros dias de aula. Afinal, toda situação nova gera medo. Mas são os pais que, na maioria das vezes, não conseguem esconder suas preocupações. Diante de sentimentos tão turbulentos, a criança pode se sentir perdida. É nesse momento que ela observa atentamente a atitude dos pais na busca de alguma referência sobre como deve se comportar”, esclarece.

O processo de adaptação também é doloroso para os pais. Eles ficam com os sentimentos contraditórios. Apesar de estarem conscientes da importância da escola, sentem-se divididos, com uma angústia gerada pela culpa por não ficar com o filho o tempo todo. “Isso não é bom para ninguém, muito menos para a criança”, alerta Zil.

Segundo Zil, toda a família deve se preparar para a fase de adaptação da criança, que pode durar poucos dias ou se prolongar por mais tempo. “É fundamental incentivá-la, explicando que ir à escola é um ato comum para todas as crianças, assim como fazem os adultos, que vão ao trabalho diariamente. Além disso, sempre reforçar o prazer proporcionado pelas brincadeiras e aprendizados”, esclarece.

O ingresso na escola é um evento muito importante na vida de uma criança, pois é o primeiro passo rumo à independência em relação aos pais. É a construção de um espaço próprio, que marcará seu caminho futuro. Para os pais, esse também é um evento decisivo. É um momento de constatação de que o seu bebê está crescendo e se tornando menos dependente.

Para enfrentar a insegurança dos primeiros dias, vale algumas dicas:

1-    Chegue mais cedo

No primeiro dia de aula chegue mais cedo para ter tempo de se aproximar e conversar com as pessoas. Converse com os outros pais e estabeleça um relacionamento com a nova professora desde o início.

2-    Organize-se

 Organize-se também um dia antes: confira se todo o material necessário está dentro da mochila, separe o uniforme, coloque o filho para dormir mais cedo e prepare um café da manhã reforçado. 

3-    Confie no tempo

O processo de adaptação da criança à escola pode demorar de acordo com cada criança, mas é algo que vai ocorrer naturalmente, por isso, dê tempo ao tempo. Conversar com outras mães pode ser um santo remédio. Você vai descobrir que não é a única que está passando por isso e, o mais importante, que esta fase vai acabar.

4-    Ligue para a escola

 Ligar uma vez ao dia para a escola para saber como está o filho também ajuda a se acalmar e vai criando confiança e vínculo com a instituição.

5-    Não tema a birra

Se a criança chorar, não se desespere e não queira levá-la pra casa de primeira. É normal que os pequenos fiquem chorosos no começo, mas a birra não costuma durar mais que 10 minutos.

6-    Passe segurança para o filho

A criança percebe o sofrimento e a insegurança da mãe que vai ter dificuldade pra se separar e se adaptar ao novo ambiente, além de sentir medo do abandono e insegurança. Ela pensa: “por que ela está chorando se vem me buscar daqui a pouco”. Portanto, controle seus sentimentos pelo bem maior.

É importante também que os pais deixem claro para a criança que a escola é um lugar seguro e tranquilo para aprender coisas interessantes e que também é um local onde poderá se divertir e fazer novos amigos. Deve ficar claro para ela que a professora é a pessoa com quem pode contar sempre.

7-    Converse com a criança

Se ele já tem idade para entender, converse bastante sobre a escola antes de matriculá-lo, sempre falando sobre o lado positivo e contando como primos ou irmãos mais velhos se divertem lá. Depois de escolhido o lugar, leve seu filho para conhecê-lo. Assim ele vai criando um vínculo com o espaço e as pessoas.

8-    Faça-o participar

A participação do filho na compra dos objetos que serão usados na escola é muito boa, pois ele se sente importante com a tarefa e, por tabela, percebe que sua conquista é reconhecida pela família.

9-    Apresente as professoras

O choro na hora da separação é muito comum e não significa, necessariamente, que a criança não queira ficar na escola. Da mesma forma, a ausência de lágrimas não quer dizer que ela não esteja sentindo a separação. A criança deve ser levada “caminhando” e ser entregue à professora, pois é sempre mais difícil sair do colo de alguém conhecido. Tentar confortá-la e reforçar que a escola é um lugar agradável, e as professoras serão amigas e muito carinhosas.

10 – Pergunte as novidades

Quando for buscar as crianças, sempre pergunte as novidades: como foi o seu dia, o que fez, se aconteceu alguma coisa que tenha lhe chamado a atenção, com quem conversou e brincou.

Pontos moeda