Geral

Autoridades da Venezuela visitam China para aprofundar relações econômicas

Redação Folha Vitória

- Caracas, (AE) - Uma delegação de ministros da Venezuela viaja neste sábado à China, com o objetivo de aprofundar as relações e avaliar o fortalecimento da cooperação financeira, energética e agroindustrial, anunciou o presidente venezuelano, Nicolás Maduro.

A missão, integrada pelo vice-presidente de Planejamento, Ricardo Menéndez, e pelo ministro do Petróleo e Mineração, Eulogio Del Pino, parte neste sábado para a China para estreitar as relações com o gigante asiático, disse Maduro durante um encontro com alguns de seus ministros que foi difundido em rede nacional de rádio e televisão.

O presidente afirmou que a delegação venezuelana levará à China "novos temas para fortalecer a cooperação", mas não deu detalhes. A Venezuela enfrenta uma complexa crise econômica, em um quadro de altíssima inflação, que fechou o ano passado com 180,9%, de severos problemas de desabastecimento e uma forte recessão. Analistas estimam que o quadro ainda pode piorar neste ano, diante da queda do preço do petróleo, que gera 96% da receita recebida pelas exportações do país.

A China outorgou em abril do ano passado à Venezuela um financiamento de US$ 5 bilhões, como parte dos acordos financeiros mantidos pelos dois países.

Desde 2008, a Venezuela e a China criaram um fundo binacional para o financiamento de projetos. O governo venezuelano recebeu mais de US$ 40 bilhões por meio desse fundo. A Venezuela vende ao gigante asiático 640 mil barris por dia e projeta para os próximos anos elevar essas vendas a 1 milhão de barris por dia. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda