Geral

China acusa EUA por militarização no Mar do Sul da China

Redação Folha Vitória

Pequim - A China acusou nesta sexta-feira os Estados Unidos de militarização do Mar do Sul da China, dias após ter sido revelado que Pequim enviou mísseis terra-ar para uma ilha na área disputada por vários países. Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Hong Lei, disse que patrulhas de aeronaves militares e embarcações da Marinha dos EUA foram vistas, durante exercícios militares conjuntos com parceiros regionais norte-americanos. Para o porta-voz chinês, esse é o verdadeiro motivo para se temer pela paz e estabilidade na região.

"As ações acima escalaram as tensões no Mar do Sul da China e esta é a real militarização do Mar do Sul da China", afirmou Hong. Autoridades dos EUA e de Taiwan confirmaram nesta semana que havia imagens de satélite que mostravam mísseis posicionados na ilha Woody, na região.

A China não negou a presença dos mísseis, mas disse que a intenção é apenas defender seu território. Outros países, como as Filipinas e o Vietnã, também reivindicam o controle dessas águas. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda