China enviou jatos em ilha disputada no Mar do Sul da China, dizem EUA

Geral

China enviou jatos em ilha disputada no Mar do Sul da China, dizem EUA

Redação Folha Vitória

Pequim - Autoridades dos Estados Unidos afirmaram que a China enviou recentemente jatos de combate para uma disputada ilha no Mar do Sul da China. Os dois países têm trocado acusações de "militarização" da região.

Um porta-voz do Comando Pacífico dos EUA, o capitão Darryn James, disse que o envio de jatos da China "não é uma surpresa e tem acontecido há alguns anos". Segundo ele, porém, a medida é parte de uma "perturbadora tendência" de Pequim de militarização do Mar do Sul da China. Entre os jatos estão o avançado J-11, uma variação chinesa do russo Su-27, e o JH-7, segundo James. Ele não deu detalhes sobre quando as aeronaves teriam sido enviadas à ilha Wood.

Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Hua Chunying, nem negou nem confirmou a informação, ao ser questionado. O funcionário reiterou a posição da China de que possui soberania "indisputável" sobre a área.

O envio de jatos chineses foi revelado inicialmente na noite de terça-feira pela rede norte-americana Fox News. A ilha Woody, controlada pela China desde os anos 1950, também é reivindicada por Vietnã e Taiwan. Outros países da região também reivindicam o controle de outras partes do Mar do Sul da China, uma região importante para o tráfego marítimo e rica em pesca e potencialmente também em petróleo e gás natural. Fonte: Dow Jones Newswires.