Geral

China enviou jatos em ilha disputada no Mar do Sul da China, dizem EUA

Redação Folha Vitória

Pequim - Autoridades dos Estados Unidos afirmaram que a China enviou recentemente jatos de combate para uma disputada ilha no Mar do Sul da China. Os dois países têm trocado acusações de "militarização" da região.

Um porta-voz do Comando Pacífico dos EUA, o capitão Darryn James, disse que o envio de jatos da China "não é uma surpresa e tem acontecido há alguns anos". Segundo ele, porém, a medida é parte de uma "perturbadora tendência" de Pequim de militarização do Mar do Sul da China. Entre os jatos estão o avançado J-11, uma variação chinesa do russo Su-27, e o JH-7, segundo James. Ele não deu detalhes sobre quando as aeronaves teriam sido enviadas à ilha Wood.

Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Hua Chunying, nem negou nem confirmou a informação, ao ser questionado. O funcionário reiterou a posição da China de que possui soberania "indisputável" sobre a área.

O envio de jatos chineses foi revelado inicialmente na noite de terça-feira pela rede norte-americana Fox News. A ilha Woody, controlada pela China desde os anos 1950, também é reivindicada por Vietnã e Taiwan. Outros países da região também reivindicam o controle de outras partes do Mar do Sul da China, uma região importante para o tráfego marítimo e rica em pesca e potencialmente também em petróleo e gás natural. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda