Geral

França inicia plano de desmantelamento do campo de imigrantes de Calais

Redação Folha Vitória

Paris - Autoridades francesas iniciam amanhã a operação de evacuação e desmantelamento do campo de refugiados de Calais, na região próxima ao canal da Mancha, que se tornou o símbolo da resposta desigual do país à crise de imigração.

Hoje, o ministro do Interior, Bernard Cazeneuve, disse que o governo instruiu autoridades a começar a evacuação da parte sul do campo na sexta-feira. A ideia é transferir até mil imigrantes a abrigos em Calais e outras partes da França. Grupos de direitos humanos, no entanto, dizem que mais de 3 mil refugiados podem ser afetados.

Cazeneuve minimizou as tensões que podem surgir com a ação, dizendo que as autoridades irão oferecer um lugar melhor para os que quiserem deixa a área.

"O plano nunca foi retirar à força os migrantes", disse.

A remoção do campo, uma cidade de escolas, restaurantes e templos montados em tendas, deve demorar meses. A população do assentamento teve uma forte alta no ano passado, quando muitos imigrantes, a maioria fugindo das guerras no Iraque e na Síria, chegaram à região na esperança de cruzar o canal rumo à Inglaterra.

Pontos moeda