Geral

Obama veta governador de Nevada para Suprema Corte e critica republicanos

Redação Folha Vitória

São Paulo - O governo do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, vetou a indicação do governador de Nevada, Brian Sandoval, para a vaga na Suprema Corte criada após a morte do juiz Antonin Scalia - no dia 13 -, de acordo com duas pessoas familiarizadas com o assunto.

Obama, disse acreditar que o Senado ainda pode dar continuidade a sua nomeação para a Suprema Corte, embora republicanos do Senado tenham dito que não vão se reunir ou participar de audiências sobre sua eventual escolha.

Sandoval é um ex-juiz federal com um histórico moderado. Ele foi confirmado por unanimidade em uma votação no Senado em 2005, e no domingo à noite, e jantou com o presidente e outros governadores na Casa Branca.

Ele está na curta lista de candidatos que o líder da minoria no Senado, Harry Reid, enviou à Casa Branca após a morte de Scalia.

Mais cedo, Obama disse acreditar que o Senado ainda pode dar continuidade a sua nomeação para a Suprema Corte, embora republicanos do Senado tenham dito que não vão se reunir ou participar de audiências sobre sua eventual escolha.

"Eu reconheço que a política é difícil pra eles", disse o presidente após uma reunião com o rei Abdullah II, da Jordânia. Ele afirmou que sua "esperança e expectativa é que, uma vez havendo um candidato real", o Comitê Judiciário do Senado mudará de atitude.

O presidente americano disse que tem conversado com republicanos do Senado e acha que será difícil para o líder da maioria na Casa, Mitch McConnell, e outros não concordarem com a sua indicação, caso o povo julgue que a pessoa é qualificada.

Obama ainda acusou os republicanos do senado de colocarem a credibilidade da Suprema Corte em risco, caso mantenham a postura de não considerar ou aprovar sua nomeação para o substituto de Scalia. Ele prometeu nomear um candidato de qualquer formas nas próximas semanas. "Eu vou fazer o meu trabalho", disse. (Matheus Maderal, com informações da Dow Jones Newswires e da Associated Press - [email protected])

Pontos moeda