• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

OMS declara zika vírus como emergência internacional de saúde pública

Geral

OMS declara zika vírus como emergência internacional de saúde pública

A agência fez uma reunião de emergência com especialistas independentes nesta segunda-feira para avaliar a epidemia depois de notar suspeita entre a chegada do zika vírus no Brasil

O mosquito da dengue tem sido combatido em toda parte do Brasil. Foto: Divulgação

Genebra - A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que a explosiva disseminação do zika vírus nas Américas é um "evento extraordinário" que merece ser declarado como emergência internacional.

A agência fez uma reunião de emergência com especialistas independentes nesta segunda-feira para avaliar a epidemia depois de notar uma ligação suspeita entre a chegada do zika vírus no Brasil em 2014 e um aumento no número de bebês nascidos com microcefalia.

Embora a diretora-geral da OMS, Margaret Chan, tenha afirmado que não existe prova definitiva de que o zika vírus, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, seja responsável pelo nascimento de bebês com a cabeça menor que o normal, ela reconheceu que "o nível de alarme é extremamente alto".

A última emergência de saúde pública foi declarada pela OMS para a epidemia de ebola no oeste da África, em 2014, que deixou mais de 11 mil mortos.

A OMS estima que pode haver até 4 milhões de casos de zika nas Américas no próximo ano. Fonte: Associated Press.