• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

ONU se aproxima de adotar resolução para sanções contra a Coreia do Norte

Geral

ONU se aproxima de adotar resolução para sanções contra a Coreia do Norte

Nações unidas - O Conselho de Segurança das Nações Unidas se aproximou da adoção de uma resolução que vai impor significativas novas sanções contra a Coreia do Norte, incluindo inspeções obrigatórias a cargas e uma redução das entregas de combustíveis de aviação, tendo como base um acordo fechado entre os EUA e a China. A resolução deverá ser adotada neste fim de semana.

A resolução, em resposta a testes nucleares e com mísseis norte-coreanos, atingirá um amplo conjunto do que os diplomatas chamam de "pontos de pressão": instituições financeiras, armas pequenas, embarques de cargas, combustível de aviação, exportações de recursos naturais, etc. Também serão adotadas medidas destinadas a indivíduos e entidades ligados ao governo da Coreia do Norte.

"Se adotadas, as sanções romperão barreiras e representarão o mais forte conjunto de medidas em duas décadas", afirmou a embaixadora dos EUA, Samantha Power. "A mensagem é de que precisa haver e haverá responsabilidade pelas ações da Coreia do Norte", disse.

O Conselho de Segurança da ONU se reuniu nesta quinta-feira à tarde por uma hora para discutir a resolução apresentada pelos EUA após mais de seis semanas de negociações com a China sobre os termos e a extensão da punição à Coreia do Norte. Recentemente o governo norte-coreano detonou uma arma nuclear e lançou um foguete usando tecnologia de míssil balístico. Fonte: Dow Jones Newswires.