Geral

ONU suspende negociação de paz sobre a Síria em Genebra

Redação Folha Vitória

Genebra - Diante do impasse entre o governo de Bashar Assad e a oposição, a ONU anunciou nesta quarta-feira a suspensão das negociações de paz sobre o conflito na Síria. Nesta tarde, o mediador das Nações Unidas, Staffan de Mistura, anunciou que optou por "suspender temporariamente" o processo e retomar o diálogo a partir do dia 25 de fevereiro. Mas, entre diplomatas na ONU, a percepção é de que a negociação dificilmente voltará a ser convocada.

Essa era a terceira tentativa de colocar um fim para a guerra, que já dura quase cinco anos. Com 260 mil mortos, o conflito é considerado a "pior crise humana do século 21" pela ONU.

Mas, desde o início do processo, no fim da semana passada, os sinais apontavam para a fragilidade da mediação. A oposição indicava que apenas negociaria se o governo desse garantias de que interromperia os ataques. Já Assad insistia que um cessar-fogo seria o resultado da negociação, e não uma precondição.

Na terça-feira, uma nova ofensiva em Alepo praticamente congelou o processo, algo que seria confirmado hoje por Mistura, numa coletiva de imprensa.

Pontos moeda