Geral

Presidente da Coreia do Sul alerta para colapso da Coreia do Norte

Redação Folha Vitória

Seul - A presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye, afirmou hoje que seu vizinho no norte pode entrar em colapso caso continue com seu programa nuclear.

Em mensagem ao parlamento, Park defendeu o fim do complexo industrial mantido em conjunto com a Coreia do Norte, e afirmou que seu país irá tomar medidas "mais fortes e efetivas" para fazer Pyongyang compreender que suas ambições nucleares devem apenas acelerar um "colapso do regime".

Seul fechou o parque fabril em resposta ao recente teste balístico do vizinho do norte. Em seu discurso, Park disse que Pyongyang desvia parte dos salários devidos aos trabalhadores norte-coreanos para alimentar seu programa de armas.

A presidente pediu apoio da população para as medidas do seu governo. O principal partido de oposição no país criticou a decisão de suspender as operações no complexo de Kaesong, afirmando que a medida iria apenas afetar empresas sul-coreanas e elevar as tensões com a Coreia do Norte.

As fortes declarações da presidente contrastam com o histórico dos dirigentes sul-coreanos. Park utilizou palavras fortes, afirmando que a Coreia do Norte vive sobre "um regime de terror extremo", entre outras duras críticas. Seu discurso deverá gerar uma forte reação de Pyongyang, que se prepara para comemorar o aniversário do ditador Kim Jong Il, pai do atual mandatário do país, Kim Jong Un. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda