Geral

Primeiro caso de zika vírus transmitido por relação sexual é registrado na França

O diretor-geral do Instituto Francês para a Vigilância da Saúde Pública, François Bourdillon, informou que a paciente não viajou, mas o companheiro dela havia retornado do Brasil

Redação Folha Vitória
O vírus é primariamente disseminado pelo mosquito Aedes aegypti e a transmissão por via sexual é considerada rara Foto: ​Reprodução Facebook 

Uma graduada autoridade do setor de saúde da França afirmou que o país registrou o primeiro caso de transmissão do vírus zika por meio de uma relação sexual. A mulher contaminada pelo vírus não estava grávida.

O diretor-geral do Instituto Francês para a Vigilância da Saúde Pública, François Bourdillon, disse à emissora de televisão BFM que "a paciente não viajou, o companheiro dela havia retornado do Brasil", onde foi infectado com o vírus. Segundo Bourdillon, os dois passam bem.

O vírus da zika é primariamente disseminado pelo mosquito Aedes aegypti e a transmissão por via sexual é considerada rara.

Nos Estados Unidos, o Centro para Controle e Prevenção de Doenças informou na última semana sobre dois casos de transmissão do zika por relação sexual. Nos dois casos, dois homens que haviam viajado contaminaram as parceiras. Além disso, há outros quatro casos prováveis nos EUA, bem como investigações sobre 14 outros casos suspeitos. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda