Geral

Chile tem uma morte e vários desaparecidos em deslizamentos

Redação Folha Vitória

Santiago - Ao menos uma morte e outros sete desaparecimentos foram registrados nas regiões central e do norte do Chile devido a chuvas que causaram deslizamentos de terra.

Milhares permanecem isolados e desabrigados e quase um milhão e meio de pessoas estão sem água em trinta municípios da região metropolitana de Santiago.

Uma menor de idade faleceu ao ser arrastada de um veículo em que viajava em uma área próxima das Termas del Flaco, na região de O'Higgings, no centro do país. Além disso, há sete desaparecidos, conforme confirmou Ricardo Toro, diretor da Oficina Nacional de Emergências (ONEMI).

Uma das regiões mais afetadas é Cajón del Maipo, área montanhosa próxima de Santiago, onde se registraram vários deslizamentos de terra e onde as estradas estão interditadas em vários pontos. Os deslizamentos ainda destruíram uma ponte, o que deixou várias pessoas isoladas.

Também tem ocorrido incidentes em San Pedro de Atacama, um dos pontos turísticos do país, devido a uma anormal elevação das águas do rio San Pedro, que transbordou fazendo com que uma centena de pessoas precisasse deixar suas casas.

Ainda que as chuvas não sejam muito intensas, elas têm atingido zonas altas, o que afeta a neve nas cordilheiras e provoca os deslizamentos. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda