Geral

Chuva no ES ajuda a aumentar nível dos rios Jucu e Santa Maria

Mesmo com a mudança, os níveis ainda estão longes das médias normais para o mês e todo o período chuvoso de verão ainda pode terminar com um saldo negativo

O Rio Santa Maria ainda tem a represa do Rio Bonito para amenizar a baixa da vazão Foto: ​Divulgação 

O mês de fevereiro trouxe um pouco mais de chuva para o Espírito Santo e ajudou a melhorar o nível dos principais rios que passam pela Grande Vitória. O Santa Maria, que abastece parte da Capital e todo o município da Serra, saiu da vazão crítica de 3800 l/s para mais de 5321/ls. 

Já no Rio Jucu, a vazão passou dos críticos 5292 l/s para mais de 7600 l/s e garante água para mais de um milhão de pessoas. No entanto, quase na Foz do Rio Jucu, da vazão atual sobra mais ou menos 3500 l/s, já que a Cesan capta cerca de 4 mil l/s por dia para o consumo humano. 

Mesmo com a mudança, os níveis ainda estão longes das médias normais para o mês e todo o período chuvoso de verão ainda pode terminar com um saldo negativo, de acordo com o Incaper. 

O Rio Santa Maria tem a represa do Rio Bonito para amenizar a baixa da vazão. Já o Rio Jucu não tem nenhum reservatório de água, por isso é importante que a população continue economizando e se preparando para a chegada do tempo seco. 

Pontos moeda