Geral

França: Marine Le Pen lança campanha presidencial

Redação Folha Vitória

- Lyon, 04/02/2017 - Na França, a candidata de extrema-direita, Marine Le Pen, revelou neste sábado sua plataforma para a campanha presidencial, com 144 compromissos.

Em conferência de dois dias do partido, a candidata divulgou suas ideias baseadas no conceito "made in France", isto é, um país com suas próprias fronteiras para guardar, sua própria moeda para gastar, sua própria defesa e identidade inalterada por imigrantes, refugiados e globalização.

Pesquisas de opinião apontam que a candidata do Partido Frente Nacional lidera as pesquisas para o primeiro turno, marcado para 23 de abril.

A decisão do Reino Unido de deixar da União Europeia e a eleição de Donald Trump nos Estados Unidos podem inspirar seus eleitores, que se reúnem neste final de semana em Lyon. "O mundo inteiro, com o Brexit e Trump, está tomando consciência do que nós estamos dizendo há anos", disse Le Pen, em entrevista recente.

A candidata à presidência da França denuncia o que chama de "modelo econômico ultra-liberal", a globalização, fronteiras abertas e massiva imigração, principalmente de muçulmanos. Na visão dela, os imigrantes tomam os empregos dos franceses, aumentam os riscos de terrorismo, roubam durante a noite, e estão tirando a identidade da França.

Entre os 144 compromissos revelados neste sábado, Le Pen listou, por exemplo, a não adesão ao comando integrado da OTAM, a não utilização do euro ou a abertura das fronteiras para membros da União Europeia.

"A sobrevivência da França está em jogo. É a primeira vez que estamos tão próximos do objetivo", disse o líder do Partido Frente Nacional, Jean-Lin

Lacapelle, na abertura da conferência. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda