“O cidadão capixaba pode voltar à sua vida normal, a segurança está restabelecida e a normalidade é total”, diz general

Geral

“O cidadão capixaba pode voltar à sua vida normal, a segurança está restabelecida e a normalidade é total”, diz general

O general Adilson Carlos Katibe, comandante da força-tarefa conjunta capixaba informou que logo nas primeiras horas do dia desta segunda-feira, os capixabas já começaram a retornar a rotina

General Adilson Carlos Katibe, comandante da força-tarefa conjunta capixaba Foto: TV Vitória

O general Adilson Carlos Katibe, comandante da força-tarefa conjunta capixaba disse que a situação dos capixabas está normalizada na manhã desta segunda-feira (13), no Espírito Santo

O general informou que logo nas primeiras horas do dia desta segunda-feira, os capixabas já começaram a retornar a rotina. “Já observamos desde as primeiras horas do dia o cidadão se dirigindo para os seus locais de trabalho, procurando o serviço de transporte coletivo urbano, e a vida está normal. Uma segunda-feira em que teremos a volta às aulas, os serviços essenciais funcionando plenamente, assim como os serviços bancários, o comércio também irá abrir, o judiciário funcionará e a vida está completamente normal”. 

Mesmo com a volta dos policiais militares às ruas do Espírito Santo, o trabalho da Força Nacional e da Força Armada continua. “À medida em que os policiais vão retornando, eles são colocados em um dispositivo de segurança do Estado, e nós vamos realocando os nossos efetivos para, coordenadamente, abranger uma área maior. À medida em que essas condições de seguranças vão sendo restabelecidas, plenamente com as forças locais, é que vai se reavaliando a necessidade de nosso dispositivo”. 

Várias pessoas estão dizendo que os homens do Exército não estão indo aos bairros de periferia, mas o comandante Katibe explicou que o patrulhamento está sendo feito em vários pontos da Grande Vitória. “O nosso patrulhamento está sendo feito em todas as áreas da Grande Vitória, com maior ou menor intensidade, e não existem só os meios terrestres, temos meios aéreos. Quatro helicópteros estão sobrevoando toda Grande Vitória o tempo todo, então essa percepção de segurança não se trata apenas da visualização permanente dos nossos efetivos. A sensação de segurança vem de um conjunto em que a segurança é assegurada”. 

O comandante reforçou que os capixabas podem voltar à rotina. “O cidadão capixaba pode voltar à sua vida normal, a segurança está restabelecida e a normalidade é total. O seu direito de cidadão de ir e vir está assegurado”, finalizou. 

Assista a entrevista