Geral

1º mosteiro da Igreja Ortodoxa Russa na América Latina será inaugurado em abril no ES

O representante da Igreja, Padre Francisco, desembarcou no Estado nesta terça e participou de uma reunião com o diretor-geral da Rede Vitória, Fernando Machado

Thaiz Blunck

Redação Folha Vitória
Padre Francisco e o diretor-geral da Rede Vitória, Fernando Machado

O diretor-geral da Rede Vitória, Fernando Machado, recebeu o representante da Igreja Ortodoxa Russa no Brasil, Padre Francisco de Assis da Cruz Feitosa, em um encontro na sede da Rede Vitória, na Capital. A reunião foi o primeiro compromisso da agenda do religioso, que desembarcou no Espírito Santo na manhã desta terça-feira (27) para resolver assuntos pessoais.

Na ocasião, Pe. Francisco explicou o motivo da sua passagem pelo Estado. Na quarta (28) ele tem uma reunião com o Arcebispo de Vitória, Dom Luiz Mancilha Vilela, para se apresentar e também falar sobre o primeiro mosteiro da Igreja Ortodoxa Russa na América Latina que será inaugurado no Estado.

"Tenho reunião com o Arcebispo de Vitória amanhã e vou entregar a carta da minha credencial. Eu fui nomeado representante da Igreja Ortodoxa Russa do Patriarcado de Moscou, perante a Igreja Católica no Brasil. Vou me apresentar a ele e também falar do mosteiro que estamos construindo", contou. 

O mosteiro será construído na Serra do Cavalo, em Fundão, dará início à vida monástica em abril deste ano, após a Páscoa. 

"A Páscoa para nós é celebrada em oito de abril, então assim que passar a data, cinco monges da Russia virão para o Espírito Santo. Não adianta começar o mosteiro sem ter apadrinhamento, então é o mosteiro da Rússia que está abrindo sua casa no Brasil", explicou o Padre. 

Além do mosteiro, o padre também falou sobre a possibilidade de montar um núcleo paroquial para atender famílias de russos que moram no Estado. 

"O cônsul-geral esteve aqui no Espírito Santo, conversou com o Governador e Prefeito de Vitória e foram localizadas 35 famílias de russos que moram no Estado. Nossa intenção é montar um núcleo paroquial, além do mosteiro que já teremos em Fundão", contou. 

O religioso, que já esteve em terras capixabas outras vezes, contou sobre sua relação com o Espírito Santo e destacou que considera Vitória a cidade mais bonita para o Brasil. 

"Eu tenho uma relação de amor pelo Espírito Santo, graças a Deus e adoro isso aqui. Acho Vitória o presépio do Brasil, pra mim é a cidade mais bonita que tem no Brasil, não tenho dúvidas. O recado que tenho para os capixabas é que com fé e certeza que somos criados por um único Deus, tudo venceremos porque tudo passa. Apenas Deus permanece, conclui. 

Cônsul 
Na reunião, Padre Francisco falou ainda sobre a indicação do empresário capixaba Marcus Buaiz como cônsul honorário da Rússia no Espírito Santo e falou sobre a importância da função. 

"É de suma importância o Marcus como cônsul honorário do Estado do Espírito Santo. Até para agregar russos que moram aqui, ele receber outros que virão para o novo monastério que está se instalando em Fundão e ter a parte comercial com a Rússia mais aberta do Espírito Santo, junto ao governo com a Embaixada da Rússia", explicou. 

A posse do empresário deve acontecer entre o final de abril e início de maio deste ano e, segundo o Padre, será fundamental para fortalecer as relações comerciais e políticas da Rússia no Espírito Santo.

"Isso é importante para a parte comercial, política e diplomacia com a Rússia. Após a posse, o papel do Marcus como cônsul será de atender as relações comerciais e políticas da Rússia dentro do Espírito Santo", concluiu. 

Pontos moeda