ADOTE UMA CAUSA

Geral

Adolescentes e jovens encontram oportunidades no Programa Juventude do Secri

São atendidas pessoas com idades entre 13 e 29 anos. Diversos trabalhos são oferecidos dentro do Programa

Iures Wagmaker

Redação Folha Vitória
Oficinas de violão são ofertadas no Programa Juventude | Foto: Divulgação/Secri

Olhar o outro e saber que é possível fazer algo para mudar a história. É assim que funciona o trabalho do Serviço de Engajamento Comunitário (Secri), primeira entidade apoiada pelo Instituto Americo Buaiz (IAB) em 2018. Além dos projetos que atendem crianças, como o 'Brincarte' e o 'Crer Com as Mãos', os jovens também são assistidos pelo Programa Juventude.

Para apoiar adolescentes e jovens com idades entre 13 e 29 anos, o Programa Juventude oferece a assistência necessária para que eles não percam tempo com os perigos encontrados nas ruas. Para receber o atendimento, não é preciso estar na escola. Basta morar na região de São Benedito, em Vitória, e estar dentro da faixa etária.

De acordo com a coordenadora do programa, Alzirenes Boaventura Dias, caso o jovem não esteja matriculado em alguma instituição de ensino, um dos trabalhos realizados é em prol do retorno à escola. Como incentivo, o programa oferece, até mesmo, o encaminhamento para o mercado de estágio e emprego.

Outro serviço oferecido pelo programa é especificamente voltado para as jovens que já são mães. Em parceria com uma grande empresa, o 'Aprendendo a Educar' realiza atendimento, acompanhamento e apoio nas questões da saúde da criança e da própria mãe, muitas vezes, ainda como gestante.

Visando colaborar para a renda, pequenos cursos também são ofertados à elas. "São atividades que podem favorecer a geração de renda, pois muitas delas não tem experiência no mercado de trabalho. Fazemos oficinas artesanais e criativas. Pensando na Páscoa, já fizemos um curso de produção de bombons", disse a coordenadora.

Além de tudo isso, para as outras pessoas que ainda não passaram pela experiência de maternidade e paternidade, oficinas de teatro, dança, fotografia, quadrinhos e violão também são ofertadas no Programa Juventude. Os adolescentes e jovens também encontram oportunidade de fazer curso básico de informática, em um laboratório que também fica disponibilizado para a comunidade.

O programa realiza um atendimento contínuo. Segundo os dados do final de 2017, cerca de 170 adolescentes e jovens estão sendo atendidos atualmente. Muitos deles são provenientes dos programas do Secri que atendem as crianças.

Para a coordenadora, o trabalho realizado é de suma importância, uma vez que a região atendida é de periferia e concentra altos índices de mortalidade. "O programa vem enquanto apoiador e acolhimento para que o jovem possa ser inserido no mundo enquanto protagonista de sua história. Que essa história não seja contada por outros, mas por eles mesmos", declara.

Secri

O Secri é uma entidade sem fins lucrativos que em 2018 completa 30 anos de atuação, realizando trabalhos sociais em conjunto com as famílias mais necessitadas que residem nas comunidades de São Benedito, Bairro da Penha, Itararé, Bonfim, Consolação, Floresta e Engenharia, bairros que pertencem à Poligonal I da Prefeitura Municipal de Vitória.

O objetivo central da instituição é apoiar e desenvolver ações para a defesa, elevação e manutenção da qualidade de vida do ser humano e de proteção do meio ambiente, por meio de prestação de serviços de assistência social, educacional e de capacitação profissional a grupo familiares em situação de risco.

Pontos moeda