Geral

Advogado capixaba lança livro com 101 perguntas e respostas sobre Direito Ambiental

O autor é advogado há 29 anos e há 15 atua na área de Direito Ambiental

Levar o conhecimento básico do Direito Ambiental para o público comum. Essa é a proposta do advogado capixaba Sérgio Carlos de Souza com o livro "101 Respostas Sobre o Direito Ambiental", que será lançado na próxima segunda-feira (26), no Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), em Vitória.

O autor é advogado há 29 anos e há 15 atua na área de Direito Ambiental, o que o inspirou para escrever o livro que, segundo ele, está firmado em três propostas principais: conhecimento básico do Direito Ambiental, promover o estímulo à consciência ambiental e o terceiro é proclamar a garantia e o direito de defesa.

"A primeira proposta é a trazer o conhecimento básico do direito ambiental porque é um livro para as pessoas comuns também terem acesso, não somente profissionais e operadores do Direito. O segundo ponto é promover o estímulo à consciência ambiental e aí a gente fala muito sobre os princípios daquilo que se chama tutela ambiental. O terceiro é proclamar a garantia ao direito de defesa, a gente sabe que os danos ambientais normalmente são gravíssimos podem trazer danos permanentes, então as penalidades são muito pesadas, só que não podemos abrir mão da presunção de inocência", explicou. 

O formato do livro conta 101 perguntas e respostas sobre o Direito Ambiental e faz parte de um projeto chamado "Direito ao Direito", que teve início no escritório de advocacia do próprio autor.

"A inspiração tem muito a ver com o formato do livro que são 101 perguntas e respostas. Percebi que na nossa literatura sobre Direito Ambiental não existia nada sobre esse formato em uma linguagem mais objetiva que possa ser compreendida pelas pessoas comuns. Então resolvi escrever sobre o tema que é extraordinário e faz parte da vida de todos", concluiu. 

Pontos moeda