Geral

Excesso de chuva deixa todas as praias de Vitória impróprias para banho

O resultado foi apontado após uma análise feita após coleta no início da semana

Curva da Jurema e outras praias de Vitória estão temporariamente impróprias para banho

Por consequência da grande quantidade de chuvas na Grande Vitória durante mais de uma semana, colocando a capital em alerta por conta de possíveis deslizamentos, a balneabilidade das praias de Vitória também foi afetada.

Todos os 26 pontos de balneabilidade da orla de Vitória encontram-se interditados ou impróprios para banho, conforme resultados de análises feitas das amostras das águas coletadas na última segunda-feira (5). 

"Com a perspectiva de tempo firme e com a estiagem prevista para o Carnaval, podemos voltar a ter a situação normalizada rapidamente", explicou o secretário de Meio Ambiente e Serviços Urbanos (Semmam), Luiz Emanuel Zouain.

Segundo a bióloga Amanda Nogueira, integrante da equipe da Coordenação de Monitoramento Hídrico, Atmosférico e do Solo (CMAHS) da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos (Semmam), “é comum o carregamento de esgoto sanitário, lixo e outros detritos, inclusive de outros municípios, em direção às águas litorâneas, onde não existe um sistema separador absoluto de esgotamento sanitário ou quando existem ligações irregulares de esgoto na rede de drenagem pluvial".

"Enquanto não formalizarmos um contrato que defina os investimentos urgentes e necessários que precisam ser feitos em Vitória pela Cesan, continuaremos no século retrasado quando o assunto for saneamento básico", destacou o secretário Luiz Emanuel Zouain.

Testes

A Semmam disse que realiza semanalmente os testes de balneabilidade conforme determina a Resolução do CONAMA 274/2000 e informa a população os resultados sempre às quinta-feiras através do site da Prefeitura de Vitória e das placas de balneabilidade distribuídas em toda a orla.

Por meio de nota, a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) informou que o esgoto coletado é tratado em estações e devolvido limpo para o meio ambiente. Segundo a companhia, isso inclusive é atestado pela balneabilidade nos períodos sem chuva. Na semana passada as praias estavam balneáveis. A diferença é a chuva dos últimos dias. 

Ainda de acordo com a Cesan, o Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) estabelece que a balneabilidade fica prejudicada após as chuvas, que "lavam" a sujeira das ruas, escoando esta água por meio da rede de drenagem pluvial e desembocando nas praias. 

A Cesan informa também que investiu, nos últimos anos, mais de R$ 1 bilhão em esgotamento sanitário e que Vitória é uma das capitais do país que mais recebeu investimento, onde 90% da população tem rede disponível, sendo a média nacional de 42%. Segundo a companhia, para universalizar a coleta e tratamento do esgoto, há investimentos em parcerias público-privadas em Serra, Vila Velha e, em fase de preparação de edital, Cariacica.

Pontos moeda