Geral

Jovem denuncia postagem racista e autor da publicação faz retratação em rede social

A postagem de Iarley Duarte, que se espalhou nas redes sociais, já ultrapassou o número de 24 mil curtidas e 12 mil compartilhamentos

Gustavo Fernando

Redação Folha Vitória

Tudo começou com uma selfie em um bloco de carnaval, no Centro de Vitória. A postagem, realizada no Instagram, mostra três jovens negros ao fundo e um jovem branco à frente, com o seguinte texto: "Vou roubei seu celular".

Nesta quarta-feira (14), Iarley Duarte, um dos jovens da foto, publicou, em sua página no Facebook, um comentário em repúdio à legenda colocada na postagem. Segundo ele, o autor da postagem pediu para tirar uma foto com os três amigos, que, mais tarde, se depararam com a publicação. "Infelizmente ninguém está livre do racismo e do preconceito", escreveu.

A postagem de Iarley, que se espalhou nas redes sociais, já ultrapassou o número de 24 mil curtidas e 12 mil compartilhamentos. O rapaz que tirou a foto era identificado pela conta @lucasalmeid4 no Instagram, que foi removida. 

Em entrevista ao Programa Fala ES, da TV Vitória, o rapaz afirmou que constantemente lida com situações racistas, mas que, dessa vez, a situação passou dos limites. "Infelizmente, no país em que vivemos, ainda temos que lidar com o racismo só porque somos pobres, pretos e moradores de periferia", lamentou.

Confira a matéria do Fala ES:

Reações

Quem também se pronunciou sobre a polêmica, por meio do Facebook, foi um dos sócios da empresa na qual o autor da postagem é estagiário. Fabrício Affonso, que afirmou ser negro e nascido em um bairro de periferia do município de Alegre, no sul do Estado, afirmou ser "inadmissível" a conduta de seu funcionário. “Sei o quanto a minha cor é carregada de estigma e sei quantas barreiras tive que enfrentar para chegar aonde cheguei”, escreveu. 

Na tarde desta quinta-feira (15), o jovem responsável pela selfie, Lucas Almeida, de 23 anos, emitiu uma nota de retratação, também via Facebook, na qual afirma que a frase na postagem replica um meme muito veiculado na internet. No entanto, o perfil foi excluído horas depois.



Pontos moeda