Geral

Quaresma: tempo de penitência e renúncia de vícios para os cristãos. Entenda o que é!

A Quaresma começa na Quarta-feira de Cinzas e, durante o período, cristãos relembram o Sacrifício de Jesus Cristo

Thaiz Blunck

Redação Folha Vitória

Após quatro dias de festa, o Carnaval teve fim e, para os cristãos, a chegada da Quarta-feira de Cinzas representa muito mais do que o término de um feriadão prolongado. A data marca o início da Quaresma, um período de 40 dias que antecede a Páscoa, principal celebração do cristianismo.

Durante esse tempo, cristãos se dedicam à reflexão, conversão espiritual, além de oração e penitências para relembrar o sacrifício de Jesus Cristo. 

Em um vídeo, divulgado pela Arquidiocese de Vitória, o Arcebispo Dom Luiz Mancilha Vilela, explica o significado da Quarta-feira de Cinzas e como é o período. 

"Hoje a igreja no mundo inteiro é uma igreja penitente, que se volta para Deus mais intensamente e que manifesta essa volta através do jejum, da abstinência de carne para quem tem possibilidade de fazer. Não é para criança, mas para todos nós adultos. Deixamos de comer carne, comemos menos, em uma atitude de liberdade e de penitência", explica. 

Dom Luiz orienta ainda que o Carnaval já acabou e que a Quarta-feira de Cinzas,  para os religiosos, é o início de uma preparação penitencial. 

"Quarta-feira de Cinzas é o dia de penitência, não é dia de Carnaval. Carnaval foram os dias que vocês brincaram, agora a Quarta-feira de Cinzas é o início de uma preparação penitencial de volta para Deus para a festa da páscoa. Toda sexta-feira no tempo da Quaresma, é tempo de penitência, onde a gente manifesta que Deus está em primeiro lugar no nosso coração", conclui. 

Renúncias 
Cristãos e até mesmo pessoas que não seguem nenhuma religião, costumam abrir mão de vícios particulares e alguns costumes como forma de penitência durante a Quaresma e muitas vezes isso começa bem cedo. 

Aos 13 anos, a estudante Beatriz Ribeiro decidiu deixar de lado um vício bem comum, principalmente para adolescentes: as redes sociais. Na última terça-feira (13), ela desinstalou todos os aplicativos do celular e pretende ficar os 40 dias desconectada. 

"Na minha casa nós sempre ficamos sem comer carne na sexta-feira durante a Quaresma, mas é a primeira vez que eu decido fazer renúncia. Minha irmã acabou de ter um filho, então fiz uma promessa que se o bebê nascesse com saúde, eu faria isso. Ontem desinstalei tudo do celular e vou procurar não saber de nada, não mexer no computador para ficar os 40 dias sem", contou. 

Veja as renúncias de Quaresma mais populares:
• Redes sociais
• Álcool
• Chocolate
• Carne
• Refrigerante
• Doces
• Café
• Seriados

Pontos moeda