• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Secri é a primeira instituição apoiada pelo Instituto Americo Buaiz em 2018

Geral

Secri é a primeira instituição apoiada pelo Instituto Americo Buaiz em 2018

O Serviço de Engajamento Comunitário – Secri realiza serviços de atendimento que favorecem toda a família

O Secri é uma entidade sem fins lucrativos que em 2018 completa 30 anos de atuação. Foto: Reprodução / Facebook

Seis meses após a fundação e depois de duas instituições apoiadas em 2017, o Instituto Americo Buaiz já retornou às atividades neste ano. Nos próximos dois meses, a instituição apoiada será o Serviço de Engajamento Comunitário – Secri, uma entidade que tem por missão contribuir para a melhoria da qualidade de vida da comunidade despertando a consciência crítica por meio da promoção humana.

O Secri é uma entidade sem fins lucrativos que em 2018 completa 30 anos de atuação, realizando trabalhos sociais em conjunto com as famílias mais necessitadas que residem nas comunidades de São Benedito, Bairro da Penha, Itararé, Bonfim, Consolação, Floresta e Engenharia, bairros que pertencem à Poligonal I da Prefeitura Municipal de Vitória.

O objetivo central da instituição é apoiar e desenvolver ações para a defesa, elevação e manutenção da qualidade de vida do ser humano e de proteção do meio ambiente, por meio de prestação de serviços de assistência social, educacional e de capacitação profissional a grupo familiares em situação de risco.

Projetos

Em 2017, a instituição realizou diversos projetos em atendimento às crianças, adolescentes, jovens e toda a família. Entre os serviços, estão os programas Crer com as Mãos e Juventude, e os projetos Brincarte e Ser Cidadão.

O 'Programa Crer com as Mãos' realizou, no ano passado, o atendimento a 280 crianças e adolescentes dos 6 aos 14 anos, no contra turno escolar, com atividades de teatro, dança, capoeira, maculelê, música (canto coral, coralito, flauta, violão e percussão) e literatura (informática, apoio escolar, atividades multidisciplinares e leitura).

Já o Programa Juventude, que atende adolescentes e jovens com idade entre 14 e 29 anos, realizou 200 atendimentos em 2017. Entre as atividades, houve discussão de temas do cotidiano do público alvo, atendimento individual, inclusão digital, grupos de mães jovens, empregabilidade, oficinas artístico-culturais através do Projeto Ocupação Cultura e grupo universitário, que trabalha com o apadrinhamento para a inserção dos jovens em faculdades.

O Projeto Brincarte atendeu 150 crianças com idades de 4 à 12 anos em 2017. As ações também são realizadas no contraturno escolar e são oferecidas atividades de artes, literatura, música e movimento. Duas refeições por dia. Transporte escolar dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) para o Brincarte.

Dentro do Programa de Estruturação Familiar está o Projeto Ser Cidadão, que atendeu 203 famílias em 2017 e 230 em 2016. São realizados atendimentos feitos pela assistência social, tanto das famílias atendidas pelo Secri quanto de encaminhamentos dos equipamentos públicos e órgãos judiciais, rodas de conversa com profissionais de diversas áreas, como saúde, assistência social, educação, etc; curso de formação para o mercado de trabalho para as famílias atendidas, na qual 65 pessoas foram capacitadas em 2017. Além de cursos de manicure, cuidador de idosos e cuidador infantil.

Ações do Instituto Americo Buaiz

Solidariedade é a palavra de ordem do Instituto Americo Buaiz. Em outubro de 2017, um evento marcou o resultado da parceria, trabalho, solidariedade e muita dedicação em prol do Lar do Idoso Monsenhor Alonso. A primeira instituição apoiada pelo IAB recebeu uma reforma completa no local, graças ao apoio recebido por diversas empresas parceiras.

No mês seguinte, o apoio foi dedicado ao Instituto João XXIII, que cuida de crianças, adolescentes e jovens que vivem em situação de vulnerabilidade e risco social. O atendimento é realizado de forma gratuita e há pretensões de ampliação. Para isso, a contribuição de cada um faz a diferença.