• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Casa Lar Walter Barcelos é a primeira entidade apoiada pelo Instituto Americo Buaiz em 2019

Geral

Casa Lar Walter Barcelos é a primeira entidade apoiada pelo Instituto Americo Buaiz em 2019

A Casa Lar Walter Souza Barcelos tem capacidade de acolhimento para 15 adolescentes do sexo masculino, com idade entre 12 e 18 anos incompletos

Thamiris Guidoni

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução/Pexels

A Casa Lar Walter Barcelos é uma entidade que tem como missão resgatar meninos em condições de risco social, promovendo a integração ao convívio em sociedade, com formação humana nas dimensões familiar, religiosa, educacional, esportiva e profissional. 

A entidade, que recebe o apoio do Instituto Americo Buaiz (IAB), estimula o desenvolvimento de relações mais próximas do ambiente familiar, promovendo hábitos e atitudes de autonomia e da integração social. 

Saiba mais sobre o Instituto Americo Buaiz!

A principal diferença entre a modalidade Casa Lar e Abrigo Institucional, além do menor número de adolescentes atendidos, está na presença do educador residente. A presença do educador busca proporcionar uma relação estável no ambiente institucional. "Estou há seis anos na Casa Lar Walter. Vim para trabalhar como coordenador mas não sinto que isso é um trabalho. A verdade é que, para mim, crio um monte de filhos. É importante saber que eles têm aqui o que nunca tiveram na vida", disse Paulo Augusto Diniz Coutinho, coordenador da Casa.

Foto: Divulgação

A Casa Lar Walter Souza Barcelos é a primeira instituição que receberá apoio do Instituto Americo Buaiz (IAB) em 2019. "A parceria está firmada oficialmente agora, mas temos recebido muita ajuda do grupo há um tempo. Fizemos, inclusive, uma reforma que era muito necessária. Tudo isso conseguimos pelo Instituto Americo Buaiz", comentou Coutinho.

Apoio

O apoio do Instituto Americo Buaiz (IAB) consiste na promoção da visibilidade das ONGs em espaços editoriais e publicitários dos veículos da Rede Vitória e no Shopping Vitória, além da promoção do voluntariado através do Portal do Voluntário e do voluntariado corporativo com equipes do Grupo Buaiz. “O IAB faz a divulgação das entidades, promove a visibilidade e trabalha com o voluntariado. No site é possível encontrar o Portal do Voluntário, onde tem as demandas de todas as instituições apoiadas. A cada entidade, a gente convida uma equipe da rede para realizar um ação voluntária. Neste ano, temos duas novidades. Vamos realizar o II Festival da Cultura Alemã, no Shopping Vitória, e também vamos fazer um grande festival de solidariedade", disse Cristina Barbiero Moraes, gerente executiva do Instituto Americo Buaiz. 

As entidades contempladas em 2019 serão: Casa Lar Walter Barcelos, Clínica Carmen Lúcia, Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc) e Associação dos Amigos dos Autistas do Espírito Santo (Amaes).

O Instituto Americo Buaiz tem como missão apoiar o desenvolvimento social no estado do Espírito Santo, usando a força da comunicação em favor de entidades do Terceiro Setor e promovendo ações e projetos nas áreas de educação, cultura, assistência social e meio ambiente.

Podem requerer o apoio social do IAB as instituições do Terceiro Setor devidamente regularizadas perante os órgãos competentes e legalmente constituídas há pelo menos três anos. Basta acessar o portal e preencher o formulário de requerimento de apoio social, enviando os documentos solicitados.

Instituições já apoiadas

Desde 2017, quando foi criado, o IAB já apoiou seis entidades: Centro de Acolhida Monsenhor Alonso, Instituto João XXIII, Secri, Associação Albergue Martim Lutero, Instituto Ponte e Fundação Beneficente Praia do Canto. As ações realizadas nas entidades, com a participação de colaboradores do Grupo Buaiz, incluíram tarde de jogos e música com idosos, oferecimento de cursos de geração de renda e remodelagem de bazar, criação de espaço de leitura, formação para a escolha profissional e um animado Dia da Criança.

Já no Shopping Vitória, as ações de visibilidade foram exposição de trabalhos manuais dos idosos, orquestra de violinos na programação de Natal, Bazar da Costurinha, Festival da Cultura Alemã, quiosque de divulgação e apresentação de Hip Hop, coral e teatro realizado por crianças e adolescentes atendidos.