Geral

Plataforma da Petrobras tem vazamento de petróleo na Bacia de Campos

Segundo a Petrobras, houve rompimento de mangote durante operação de transferência de óleo para navio aliviador, causando um vazamento de óleo com volume inicialmente estimado por sobrevoo em 188 metros cúbicos

Foto: Divulgação
Vazamento aconteceu na plataforma P-58, localizada no Parque das Baleias, na Bacia de Campos

Um vazamento de petróleo foi registrado na madrugada deste sábado (23) na plataforma P-58, localizada no Parque das Baleias, na Bacia de Campos, entre os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. A informação foi confirmada pela Petrobras e pela superintendência do Ibama no Espírito Santo.

De acordo com a Petrobras, o problema aconteceu após o rompimento de mangote da P-58, durante operação de transferência de óleo para navio aliviador, causando vazamento de óleo com volume inicialmente estimado por sobrevoo em 188 metros cúbicos.

A empresa informou ainda que o processo de transferência foi interrompido imediatamente e que a plataforma está em condição segura. Segundo a Petrobras, não há vítimas nem impacto para a operação.

Duas embarcações estão no local para contenção e recolhimento da mancha. A Petrobras informou que as simulações iniciais indicam que não há risco de a mancha chegar à costa e que está sendo realizado sobrevoo com especialistas para avaliação da região.

A empresa afirmou ainda que já comunicou a ocorrência aos órgãos reguladores competentes e que uma comissão está sendo formada para investigar as causas da ocorrência. 

Já a Superintendência do Ibama no Espírito Santo informou que equipes do instituto e da Petrobras já estão realizando todos os procedimentos de monitoramento de contenção da mancha, que devido às condições oceanográficas, não se aproximou do litoral.

O Ibama-ES informou ainda que a situação está sob controle e que todas as medidas cabíveis estão sendo adotadas para resolução da situação. A P-58 está localizada no Parque das Baleias, na Bacia de Campos, litoral sul do Espírito Santo, a cerca de 80 km da costa.

Pontos moeda