Geral

Usuários da Apae de Vitória iniciam curso profissionalizante e já recebem remuneração

Parceria tem como objetivo ampliar as chances de inserção de pessoas com deficiência intelectual e múltipla no mercado de trabalho

Foto: Ascom Apae Vitória

As condições para a realização do sonho de entrar no mercado de trabalho estão sendo ampliadas para 19 usuários da Apae de Vitória. Eles iniciaram um curso no programa de aprendizagem em assistente administrativo em fevereiro e frequentarão aulas até o final de 2019. Ao finalizarem, poderão ter a oportunidade de contratação em empresas.

A ação é resultado de uma parceria entre a Apae de Vitória, que disponibiliza suas instalações para as aulas e apoio psicossocial para usuários e suas famílias; o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-Vitória), que fornece material didático, uniforme, apoio operacional e as profissionais que ministram a formação; Superintendência Regional do Trabalho do ES, articulador da parceria; e a empresa Pelicano Construções S.A. que voluntariamente procurou a instituição no intuito de realizar a contratação de aprendizes, fazendo aporte financeiro para o pagamento da remuneração dos alunos participantes.

O curso amplia as ações que a Apae já desenvolve cotidianamente para a inserção dessas pessoas no mercado de trabalho, o que inclui, além da preparação de seus usuários, a articulação com diversas empresas para a inclusão desse público, assim como o acompanhamento da adaptação do funcionário na empresa e as orientações necessárias das equipes que vão se relacionar com a pessoa com deficiência intelectual e múltipla.

Mercado

A presidente da Apae de Vitória, Maisa Dadalto, ressalta que um dos papeis e um dos objetivos da Apae é colocar os seus usuários no mercado de trabalho. “A oportunidade de fazer esse trabalho em parceria com a Superintendência Regional do Trabalho do ES, a Pelicano Construções e o Senai, é muito importante. Os alunos do curso se sentirão com condições para concorrer a uma vaga de emprego. Além disso, eles mudam sua rotina diária e acreditamos que o curso favorecerá a conquista de espaço no mercado de trabalho. É gratificante para a Apae ver seus jovens avançando dessa forma”.

Para o terapeuta ocupacional e coordenador do Centro de Convivência da Instituição, Crystian Moraes Gomes, o curso soma-se ao trabalho de profissionalização realizado de maneira permanente na instituição e contribui para que mais espaços sejam abertos no mercado para as pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

“O Senai já tem experiência em diversas áreas de formação e o curso possibilita a criação de novos vínculos sociais e a circulação por outros territórios. As famílias participam junto conosco para que haja um reforço no exercício da autonomia dessas pessoas dentro de casa também”, explicou Crystian.

Curso

O curso acontece de segunda à sexta-feira, das 13 às 17 horas, na Apae de Vitória e as aulas começaram com um módulo sobre Comunicação, em que os alunos desenvolvem habilidades comunicacionais e a sociabilidade. Essa é a primeira vez que a formação é realizada dentro da Apae de Vitória e planejada especificamente para o público que frequenta a instituição: pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Outros cursos semelhantes já foram realizados nas instalações do Senai, mas eram voltados para pessoas com deficiência em geral.

A diretora escolar do Senai de Vitória, Samia Cavalcante, ressalta que o Sistema S, do qual o Senai faz parte, tem responsabilidade com a aprendizagem e que o oferecimento do curso na Apae integra um conjunto de ações realizadas para a formação de profissionais qualificados que possam atuar nas empresas.

Ao final da formação, os alunos receberão certificados de acordo com as habilidades desenvolvidas por cada um individualmente e a Pelicano Construções, além de outras empresas, poderá realizar as contratações de acordo com a necessidade de pessoal.

Segundo Zilma Grisotto, funcionária da Pelicano Construções, a empresa já conta com uma turma de pessoas com deficiência em aprendizagem, e a experiência está sendo tão positiva que a empresa procurou a instituição para iniciarem uma parceria para contratação de novos aprendizes. "A inclusão de aprendizes com algum tipo de deficiência visa resgatar o respeito humano e a dignidade, no sentido de possibilitar o pleno desenvolvimento e o acesso a todos os recursos da sociedade. Observamos que cada aprendiz possui características, interesses, habilidades e necessidades únicas e que podem ser benéficas para as empresas, desde que tenham a oportunidade de demonstrar suas qualidades”.

É importante ressaltar que o oferecimento do Programa de Aprendizes não suspende o Benefício de Prestação Continuada (BPC) que as pessoas com deficiência recebem do INSS. 

Pontos moeda