Geral

WhatsApp: app de mensagem instantânea completa 10 anos

Aplicativo de conversa é usado em mais de 100 países, conta com mais de 1 bilhão de usuários e foi vendido para Mark Zuckeberg, dono do Facebook

Foto: Agência Brasil

No último domingo (24), o aplicativo de mensagem instantânea, o WhatsApp, completou 10 anos de existência. O app, criado em 2009, passou por diversas atualizações e transformações. Uma das mudanças, também, foi a troca de dono. Atualmente a empresa pertence ao mesmo dono do Facebook, Mark Zuckerberg. O WhatsApp é disponível para os softwares Android e iOS. 

Logo no início, apenas mensagens podiam ser trocadas entre os usuários. Mas já na primeira atualização o aplicativo permitiu o compartilhamento de fotos e vídeos. Em 2010, a novidade do aplicativo foi permitir compartilhar a localização com os contatos.

No início de 2011, outra atualização importante: a criação de grupos. Assim, o aplicativo atingiu a marca de 1 bilhão de mensagens enviadas todos os dias. E foi em 2014 que o WhatsApp se uniu ao Facebook. Mark Zuckerberg comprou o software dos criadores do aplicativo, Jan Koum e Brian Acton. A empresa também lançou na época a confirmação de leitura no chat, os famosos "tiques azuis".

Um ano depois, em 2015, chegou a versão do WhatsApp para web. O usuário pode usar o aplicativo no computador, com os mesmos recursos do celular, por meio de QR Code. 

No aniversário de sete anos, o app alcançou a marca de 1 bilhão de usuários ativos todos os meses e lançou uma importante atualização: a criptografia de ponta a ponta. Com ela, apenas os usuários envolvidos na conversa têm acesso às mensagens. Em maio, foi lançado o aplicativo para computador e no final de 2016 uma atualização acrescentou as chamadas de vídeos.

O status do WhatsApp se tornou uma função parecida com o Storie do Instagram. Antes de encerrar o primeiro semestre de 2017, o aplicativo conquistou 1 bilhão de usuários ativos todos os dias. Em 2018, o WhatsApp ganhou a versão Business, para Android, gratuita e criada para proprietários de pequenas empresas. Também foi lançada as chamadas de vídeo em grupo e as figurinhas, com 12 coleções de stickers para ajudar a expressar sentimentos e reações.

Com informações do Portal R7.

Pontos moeda