Geral

Centro Cultural Carmélia continua abandonado e precisando de reforma

De acordo com a Prefeitura de Vitória, existe um projeto de reforma do local que está em fase de captação de recursos

Foto: Reprodução/TVE

Não é de hoje que o Teatro Carmélia Maria de Souza está abandonado e precisando de investimentos para ser reformado. Desde 2017, a equipe de reportagem da TV Vitória/Record TV cobra respostas da Prefeitura de Vitória, responsável pelo local, mas sem resultados.

O Centro Cultural, que fica no bairro Mário Cypreste, em Vitória, foi inaugurado em 1982. O espaço é reconhecido como um símbolo da cultura capixaba e já abrigou sala de cinema, teatro e biblioteca. Atualmente, na única parte que se mantém preservada funciona a TV Educativa. 

Abandonado, o local está sujo, cheio de rachaduras, infiltrações,  terreno no mato e precisando de reforma. O espaço já pertenceu ao Governo Federal, ao Estado e agora pertencente à Prefeitura de Vitória. Em agosto de 2017, a prefeitura informou para a reportagem do quadro "Trailer do Cidade", do Cidade Alerta, que tinha projetos de revitalização do prédio.

Em janeiro de 2018, em uma nova reportagem, a prefeitura informou por meio de nota que estava tentando conseguir verba para realizar a reforma do Centro Cultural. Entretanto, em abril, a prefeitura desistiu da reforma e queria entregar o espaço para o governo do Estado ou para a União, o que não ocorreu.

Nas cinco reportagens produzidas pela TV Vitória/Record TV entre agosto de 2017 e maio de 2019, nenhuma melhoria havia sido realizada no local. Atualmente, o prédio histórico está abandonado, com infiltrações, sujeiras. O terreno estava tomado pelo mato.   

Procurada, novamente a prefeitura informou que o projeto de restauração do Centro Cultural está na fase de captação de recursos. E a capina no terreno é realizada periodicamente, sendo a mais recente realizada na última quinta-feira (20).


Com informações de Michel Bermudes, repórter da TV Vitória

Pontos moeda