Geral

'Estava funcionando 100% bem', diz amigo de piloto sobre avião envolvido em acidente

Luiz Gustavo, que também é piloto, afirma ter sido a última pessoa a conduzir a aeronave antes do acidente, que deixou uma pessoa morta e outra ferida

Foto: TV Vitória

O avião monomotor envolvido no acidente que deixou uma pessoa morta e outra gravemente ferida, na tarde desta quarta-feira (19), em Guarapari, estava funcionando perfeitamente antes da viagem que terminou em tragédia. É o que garante o piloto Luiz Gustavo, que afirma ter sido a última pessoa a conduzir a aeronave antes do acidente.

Luiz Gustavo é amigo do dono do avião, Luciano Ferreira de Souza, que pilotava a aeronave no momento do acidente. Luciano ficou com 80% do corpo queimado e foi levado, em estado grave, para o Hospital Jayme dos Santos Neves, na Serra.

Foto: Reprodução
Fabiano e Luciano estavam no avião

"O Luciano me viu crescer. Ele foi a única pessoa que falou 'Gustavo, vai lá, busca meu avião para mim e traz'. Antes de eu nascer ele já conhecia minha família", afirmou Luiz Gustavo, que disse ainda que Luciano havia adquirido a aeronave tinha apenas três meses. "Fui eu quem trouxe o avião para cá e posso afirmar, com total certeza, que o avião estava funcionando 100% bem", completou.


>> Imagens mostram como ficaram avião e galpão após queda em Guarapari

>> Vídeo mostra momento da queda de avião monomotor em Guarapari

Luiz Gustavo disse também que Luciano é piloto de avião há mais de 15 anos e que, inclusive, possui uma escola de aviação na Grande Vitória. O rapaz acredita que o amigo fez de tudo para evitar o acidente e não soube dizer o que pode ter acontecido.

"A única coisa que eu sei é que ele decolou daqui de Guarapari para Vitória e que, em dado momento da decolagem, parece que o motor falhou e ele fez uma curva para tentar retornar e não obteve sucesso. Mas é o que o pessoal daqui falou para mim. Eu realmente não sei dizer se é verdade ou não. Vamos ter que aguardar a perícia".

Ainda segundo o rapaz, Luciano era amigo de longa data do passageiro do avião, Fabiano Luiz Gonçalves, que morreu no acidente. O corpo de Fabiano foi encaminhado para o Departamento Médico Legal (DML). De acordo com a polícia, o corpo dele ficou complemente carbonizado e vai precisar passar por exames rigorosos para ser identificado.

Apesar da gravidade do estado de saúde do piloto do avião, Luiz Gustavo afirma que ainda tem esperança de que ele se recupere. Ele também lamenta a morte de Fabiano, que também era seu amigo.

"Eu espero de coração que o Luciano esteja bem e que ele mande uma mensagem: 'ei amigo, boa noite! Tudo bem'? Porque era assim que ele falava comigo e foi assim que ele sempre me tratou. Eu prefiro acreditar que isso é mentira e que o Fabiano vai sair andando e que ele vai estar bem".

De acordo com os profissionais que socorreram o piloto, ele estava consciente e conversando na hora em que foi resgatado. Ele teria dito o que aconteceu, falou o nome dele, o prefixo da aeronave e ainda pediu para que a esposa dele fosse avisada sobre o ocorrido. A mulher foi informada e seguiu para o hospital onde Luciano está internado.

Pontos moeda