• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

GALERIA | Projeto Sereias chega ao fim com ensaio de Roberta Salgueiro

MEIO AMBIENTE

Geral

GALERIA | Projeto Sereias chega ao fim com ensaio de Roberta Salgueiro

Projeto Sereias Capixabas encerra com a apresentadora da Rede Vitória no mar, mergulhando na causa em favor dos oceanos

Andressa Missio

Redação Folha Vitória
Foto: Francielle Teixeira / Projeto Sereias Capixabas

Foram seis meses em que a equipe de produção, arte, fotografia e conteúdo, bem como as modelos, mergulharam num projeto lúdico e cheio de desafios, para promover a educação ambiental, envolvendo a figura mais bela e mística dos oceanos.

A apresentadora da Rede Vitória, Roberta Salgueiro, fecha o ciclo do Projeto Sereias Capixabas com um aprendizado que nem ela mesma imaginava, quando foi convidada a integrar o grupo. Além de se embrenhar na areia, na água doce e salgada, no ambiente poluído para fotografar, ela levou o grito de socorro da vida marinha para as redes sociais, para as ruas, para casa. 

Os ensaios terminam, mas o pedido de ajuda a todos que são impactados pelas cenas belas, e ao mesmo tempo perturbadoras, continua. Preservar os oceanos é medida urgente, e cabe a todos. 

Do morador ao turista, do jovem ao idoso, dos filhos aos pais, da iniciativa privada ao poder público: todos são corresponsáveis por recolher o próprio lixo, e - por que não? - juntar o resíduo deixado por desconhecidos. Todos precisam entender a urgência de fazer a ligação de suas casas à rede de esgoto. Todos devem saber que não podem deixar a sacolinha de lixo na rua, após o caminhão de coleta passar. 

Sim, as Sereias existem: pelo menos no imaginário da população. E neste projeto, cumpriram um papel nobre: o de educar.