Geral

Apiacá e Ibitirama sofrem com as chuvas intensas no Sul do Espírito Santo

De acordo com a Defesa Civil estadual, nas últimas 24 horas choveu mais de 100 milímetros nas duas cidades

Foto: Defesa CIvil/Apiacá

As fortes chuvas que atingem o Espírito Santo causaram estragos em alguns municípios do Sul do estado. A último boletim da Defesa Civil estadual, emitido às 11 horas desta sexta-feira (19), mostrou que as duas cidades mais atingidas pela chuva nas últimas 24 horas foram Ibitirama e Apiacá, com 133.4 e 111.8 milímetros de água, respectivamente.

Na região de Ibitirama, o Rio Norte, que corta a cidade, transbordou e deixou vários pontos de alagamento. Uma rua do bairro Novo Beira ficou debaixo d'água. No centro do município também houve registros de inundação.

Em Apiacá, um córrego que corta o município também transbordou. Os bairros José Maria Silveira, Oswaldo de Castro e Leopoldo Gomes foram os mais atingidos. Segundo a Defesa Civil municipal, duas pessoas tiveram que sair de suas residências e foram encaminhadas para casa de familiares.

IBITIRAMA

Defesa Civil/Ibitirama
Defesa Civil/Ibitirama
Defesa Civil/Ibitirama
Defesa Civil/Ibitirama
Defesa Civil/Ibitirama

APIACÁ

Defesa Civil/Ibitirama
Defesa Civil/Ibitirama
Defesa Civil/Ibitirama
Defesa Civil/Ibitirama
Defesa Civil/Ibitirama

PREVISÃO DO TEMPO

Sábado - 20/02

Na Grande Vitória, céu encoberto com chuva ao longo do dia. Temperatura mínima de 21 °C e máxima de 27 °C. Vitória: mínima de 22 °C e máxima de 26 °C.

Na região sul, céu encoberto com chuva ao longo do dia. Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 21 °C e máxima de 27 °C. Nas áreas altas: mínima de 20 °C e máxima de 23 °C.

Na região serrana, céu encoberto com chuva ao longo do dia. Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 20 °C e máxima de 26 °C. Nas áreas altas: mínima de 18 °C e máxima de 24 °C.

Na região norte, céu encoberto com chuva ao longo do dia. Temperatura mínima de 23 °C e máxima de 27 °C.

Na região noroeste, céu encoberto com chuva ao longo do dia. Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 23 °C e máxima de 28 °C.

Em Mantenópolis e Alto Rio Novo, mínima de 20 °C e máxima de 25 °C.

Na região nordeste, céu encoberto com chuva ao longo do dia. Temperatura mínima de 24 °C e máxima de 28 °C.

Domingo - 21/02

Na Grande Vitória, muitas nuvens e chuva ao longo do dia. Temperatura mínima de 19 °C e máxima de 30 °C. Vitória: mínima de 20 °C e máxima de 29 °C.

Na região sul, muitas nuvens e chuva ao longo do dia. Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 19 °C e máxima de 29 °C. Nas áreas altas: mínima de 17 °C e máxima de 26 °C.

Na região serrana, muitas nuvens e chuva ao longo do dia. Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 17 °C e máxima de 27 °C. Nas áreas altas: mínima de 15 °C e máxima de 25 °C.

Na região norte, muitas nuvens e chuva ao longo do dia. Temperatura mínima de 22 °C e máxima de 27 °C.

Na região noroeste, muitas nuvens e chuva ao longo do dia. Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 20 °C e máxima de 29 °C.

Em Mantenópolis e Alto Rio Novo, mínima de 18 °C e máxima de 25 °C.

Na região nordeste, muitas nuvens e chuva ao longo do dia. Temperatura mínima de 22 °C e máxima de 29 °C.

Zona de Convergência

De acordo com a Climatempo, a Zona de Convergência do Atlântico Sul - ZCAS - está se organizando sobre o Brasil e nos próximos dias vai provocar bastante chuva em vários estados da Região Sudeste, inclusive o Espírito Santo, que pode acumular de 100 a 200 milímetros de chuva durante o período.

A previsão é de que as áreas de instabilidade atuem até o domingo, 21 de fevereiro. Neste período, a chuva deve cair mais frequente e volumosa sobre o Espírito Santo, sobre muitas áreas de Minas Gerais e também sobre o Norte do estado do Rio de Janeiro.

A Climatempo alerta também para o risco de alagamentos pontuais, transbordamento de córregos e rios e potencial para deslizamentos de terra e queda de barreira em áreas de encosta e queda de árvores, interrupção de energia e destelhamento de imóveis durante os eventos de tempestades. 

Pontos moeda