Geral

Caixa d'água na Serra não corre risco iminente de queda, diz Defesa Civil

Moradores de condomínio na Serra viram na terça-feira (16) que a estrutura que armazena a água estava com um amassado e saíram do prédio por precaução

Foto: Reprodução

A Defesa Civil da Serra constatou, após perícia da estrutura da caixa d'água do Condomínio Top Life Edifício Cancún, que não há risco iminente de queda. A caixa d'água apresentou um amassado na parte lateral na tarde desta terça-feira (16). Assustados, os moradores decidiram sair do prédio por precaução. 

Apesar da análise inicial, a Defesa Civil da Serra orientou que seja contratado um profissional de topografia para analisar o local. "Após a perícia, que será realizada por um profissional contratado pela empresa responsável pela construção do condomínio, será possível ter mais informações a respeito dos danos estruturais e das medidas necessárias para os reparos", esclareceu o órgão, por meio de nota.

Além disso, a Defesa Civil aguarda relatório da empresa MRV, responsável pela construção, para emitir parecer técnico. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Espírito Santo (Crea-ES) também esteve no local durante toda a manhã desta quarta-feira (17) para inspeção dos riscos e análise da documentação dos profissionais de engenharia envolvidos. 

A MRV informou que já contratou um perito para orientar o condomínio quanto aos possíveis reparos. Por meio de nota, a empresa disse que a manutenção que estava sendo realizada no castelo d’agua do empreendimento foi contratada pelo condomínio e não foi realizada pela construtora. A MRV acrescentou que o empreendimento foi entregue há cinco anos e, nesse período, não houve acionamentos de assistência técnica pelo condomínio sobre a estrutura do castelo de água.

Entenda o caso

De acordo com o síndico do condomínio, Luiz Cláudio Almeida, foi uma moradora de um prédio vizinho que percebeu o problema e comunicou o fato à síndica do local onde mora. "Ela mandou uma foto para a síndica, que entrou em contato comigo. Eu, como estou aqui todos os dias e costumo verificar a caixa todos os dias, até porque a gente está reformando, eu verifiquei que aquele amassado não era normal. Era um amassado novo e aconteceu depois que nós começamos a encher a parte superior da caixa", contou.

Após ser comunicado do fato, Luiz Cláudio disse que entrou em contato com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES), Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. O síndico disse que alguns moradores já foram para a casa de parentes e outros ainda aguardam para saber se poderão retornar para seus imóveis.

Luiz Cláudio contou ainda que a construtora MRV, empresa responsável pela obra, foi comunicada, em janeiro de 2020, sobre possíveis corrosões no reservatório de água. No entanto, segundo ele, a construtora respondeu, alegando que a estrutura não estava mais na garantia. A obra foi entregue aos moradores em agosto de 2015.




Pontos moeda