VACINAÇÃO NO ESPÍRITO SANTO

Geral

Chefe do cerimonial do governo é a primeira idosa acima de 90 anos a ser vacinada no ES

Governador planeja estender a vacinação para pessoas acima de 85 anos com a chegada de um novo lote neste final de semana

Marcelo Pereira

Redação Folha Vitória
Foto: Marcelo Pereira / Folha Vitória

A vacinação contra o novo coronavírus para idosos acima de 90 anos começou nesta quinta-feira (04) no Espírito Santo, em uma solenidade no Palácio Anchieta, em Vitória. Na ocasião, a chefe do cerimonial do Governo do Estado, Hilda Cabas, de 92 anos, foi a primeira a receber a vacina. 

"Um dia feliz para mim e eu quero essa felicidade para todo povo de Vitória. Que todos sejam vacinados para nos livrarmos dessa pandemia que tem nos deixado muito angustiados", comemorou Hilda. Ela não vê a hora de receber a segunda dose para voltar a trabalhar.

A definição por pessoas acima de 90 anos foi devido à maior vulnerabilidade dessa faixa etária à doença. Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), mais de 1.200 pessoas com mais de 90 anos morreram por covid-19 até o momento. 

Atualmente há 20 mil idosos acima de 90 anos vivendo no Espírito Santo, de acordo com o Ministério da Saúde. Na solenidade, também receberam a imunização os aposentados José Fanulfre (98 anos, da Serra), Francisco de Paula Neto (90 anos, de Cariacica), Delmira Rosa Almeida (90 anos, de Vila Velha), Cirilo Santana (90 anos, de Viana) e Nelson de Oliveira Santos (90 anos, de Vitória). 

Morador do bairro Consolação, na capital, Nelson Santos está mais aliviado após receber a primeira dose. "Mas ficarei mais feliz quando vacinarem todos os meus filhos e netos", afirmou. Ele se manteve em casa durante todo o ano de 2020, mantendo isolamento social e teve que se abster de abraçar os netos. "Com a vacina vem a esperança para a gente voltar à nossa vida normal. Não vamos dar assunto a quem fala mal ou não acredita na vacina. Devemos confiar nos médicos e nos profissionais da saúde", resumiu.

Marcelo Pereira / Folha Vitória
Marcelo Pereira / Folha Vitória
Marcelo Pereira / Folha Vitória
Marcelo Pereira / Folha Vitória
Marcelo Pereira / Folha Vitória
Marcelo Pereira / Folha Vitória
Marcelo Pereira / Folha Vitória

Vacinação para acima de 85 anos

O evento contou com a presença do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, e dos prefeitos de Vitória, Lorenzo Pazolini, Vila Velha, Arnaldinho Borgo, e de Viana, Wanderson Bueno. O governador frisou que os dias de hoje exigem paciência em relação a quem mantém um discurso anti-vacina. "Esse momento exige solidariedade, empatia, fé em Deus e muita crença na ciência", afirmou, informando que as mais de 18 mil doses já foram repassadas a todos os municípios, que definirão os critérios de aplicação entre os idosos. 

Casagrande também anunciou o novo lote de vacinas que deve chegar até a próxima segunda-feira (08) vindo do Instituto Butantan. Este quantitativo poderá ser utilizado para ampliar o público da vacinação incluindo homens e mulheres acima de 85 anos. 

"Serão 50 a 60 mil doses que usaremos para continuar a aplicar nos profissionais da saúde que ainda não a receberam e também os idosos acima de 85 anos. À medida que tivermos mais doses, vamos reduzindo a idade para alcançarmos todos os grupos de risco que são as pessoas acima de 60 anos

Ele criticou a postura do Governo Federal pelo andamento da vacinação no Brasil. Disse que o país está "levando mais tempo que deveria" para levar a vacina aos grupos prioritários. Por isso, o Estado continua em negociação com cinco laboratórios para se ter mais oportunidades de imunizantes. "Até o momento, recebemos doses da CoronaVac. As da AstraZenica foram em torno de 34.500 doses que já foram aplicadas. A segunda dose desta vacina é daqui a três meses. Portanto, continuaremos a receber esse mês as doses da CoronaVac", detalhou. Segundo previsão da Sesa, até o final de fevereiro, chegarão mais dois lote do Instituto Butantan, com 50 mil doses cada.

Professores

A vacinação dos professores ainda segue sem previsão. O governador explicou que, pelo Plano Nacional de Imunização (PNI), feito pelo Governo Federal, a categoria dos profissionais de Educação seria contemplada após serem imunizados os grupos de pessoas com comorbidades e os acima de 60 anos. "Se nós, do Estado, por acaso, conseguirmos comprar as vacinas, nós podemos sim adiantar a vacinação dos professores e dos profissionais de segurança publica, que é o interesse nosso", prometeu.

Laboratórios

Atualmente, o Estado está em negociação com os laboratórios Pfizer, Jansen, Bharat Biotech, Sinofarma, Reithera e Sinovac. O secretário de Estado de Saúde, Nésio Fernandes, explicou que eles preferem negociar primeiramente com o Governo Federal, mas os diálogos continuam. O Estado reservou um montante de R$ 200 milhões para compra de mais doses do imunizante contra a covid-19.




Acompanhe a solenidade!


Pontos moeda