Geral

Cidades da Grande Vitória registram aglomerações no final de semana de carnaval

Festas e blocos clandestinos foram desarticulados em Vila Velha e Serra. Em Vitória, estabelecimentos foram notificados.

Foto: Reprodução redes sociais
Aglomeração é registrada na Rua da Lama, em Vitória, na noite deste sábado (13)

O carnaval começou com registro de várias aglomerações em cidades da Grande Vitória na noite deste sábado (13).  Serra, Vitória e Vila Velha tiveram bailes clandestinos e muitas pessoas aglomerando nas ruas sem máscaras.

Em Vitória, a Rua da Lama, em Jardim da Penha, e ruas do bairro Jardim Camburi estavam com aglomerações.

Na Serra, aglomerações foram encontradas no bairro Barcelona e em Vila Velha, grupos também foram registrados em Itapoã

A Prefeitura de Vila Velha disse que realizou neste sábado (13) uma ação conjunta com a Policia Militar, Guarda Municipal e equipes de fiscalização em vários bairros da cidade como Itapuã, Itaparica, Praia da Costa, Santa Mônica, Prainha, Barra do Jucu e Riviera da Barra.

Durante a fiscalização, dez notificações foram realizadas, incluindo paralizações de som e orientações de aproximadamente vinte estabelecimentos comerciais como lanchonetes, bares, restaurantes dentre outros.

A prefeitura disse ainda que as operações educativas e de fiscalização continuam neste domingo (14).  Duas festas clandestinas também foram desarticuladas pelas equipes da Prefeitura. Uma na Barra do Jucu, no calçadão da Praia da Costa e um bloco clandestino na Rua Hernane Souza no bairro Divino ES. 

De acordo com a Guarda Municipal, na Barra do Jucu cerca de 500 pessoas estavam aglomeradas.  Na Praia da Costa, aproximadamente 150 pessoas e no Divino ES aproximadamente 100 pessoas. Ninguém foi preso. 

Já a Prefeitura da Serra informou que a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente da Serra  identificou na noite desse sábado (13), um baile funk clandestino no bairro São Lourenço. O local foi interditado pela equipe de Posturas, juntamente com a Guarda Civil Municipal da Serra. 

 A fiscalização da cidade também orientou quatro estabelecimentos de Bicanga  por estarem com som alto. 

Foto: Reprodução/ Prefeitura de Vitória
O Comitê Integrado em Combate à Covid-19 da Prefeitura de Vitória vistoriou 13 estabelecimentos no sábado (13).

Em Vitória, o Comitê Integrado em Combate à Covid-19 vistoriou 13 estabelecimentos no sábado (13). No Centro, nove tiveram as atividades paralisadas por irregularidades nos protocolos de segurança e/ou funcionamento fora do horário permitido.

Um bar em Jardim Camburi e um restaurante na Praia do Canto apresentaram irregularidades nos protocolos de segurança. As equipes abordaram, orientaram os proprietários e, só saíram do local, após a adequação da situação às normas.

As equipes das Secretarias Municipais de Desenvolvimento da Cidade (Sedec) fizeram monitoramento nas praias, no Centro, em Itararé, no Triângulo e na Rua da Lama, com abordagens preventivas aos estabelecimentos, assim como aos ambulantes, desde às 8h. Em Itararé, pela manhã, houve uma ação conjunta com a Guarda Civil Municipal, por conta da suspeita de comercialização de abadás e organização de um bloco de rua mas, não houve comprovação da irregularidade.

A Prefeitura de Vitória não informou sobre blocos ou festas clandestinas desarticuladas na Rua da Lama. 

Os municípios de Vitória e Serra anunciaram que o feriado não seria ponto facultativo. A decisão das duas prefeituras se deu por conta da pandemia e a proibição de festas durante o período. 

A Prefeitura de Vitória proibiu ainda concentrações e desfiles de agremiações e blocos carnavalescos, inclusive atividades recreativas que apresentem características comuns a blocos carnavalescos. Aos ambulantes temporários, também está vedada a concessão de autorização para comércio e licenciamento transitório para a realização de quaisquer eventos de blocos carnavalescos.

Vila Velha decidiu manter o feriado no Carnaval, seguindo o calendário divulgado pelo governo do Estado no Diário Oficial. 

Foto: Reprodução redes sociais
Aglomerações também foram registradas no bairro itapoã, em Vila Velha






Pontos moeda