Geral

Construtora instala novas caixas d'água em condomínio da Serra

No total serão 50 mil litros, divididos em duas caixas com 20 mil litros e em outra com 10 mil para suprir caixa que apresentou risco de queda

Foto: Luiz Claudio Almeida
Três caixas d'água foram instaladas no condomínio pela construtora

Depois de ouvir do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado (Crea-ES) que a caixa d'água do condomínio Residencial Top Life Cancun, em São Diogo II, na Serra, poderia apresentar risco de queda, novas caixas d'água foram instaladas no local. A construtora MRV, que construiu o condomínio, instalou nesta terça (23) três novas caixas d'água para suprir a antiga. No total serão 50 mil litros, divididos em duas caixas com 20 mil litros e em uma com 10 mil. 

A construtora já havia providenciado hospedagem para alguns moradores que deixaram o condomínio, com medo de queda da antiga caixa. Segundo o síndico Luiz Cláudio Almeida, oito famílias estão fora de suas casas. A reportagem procurou a MRV para confirmar esse número e se a empresa está custeando as despesas, porém não tivemos o retorno. O espaço ficará aberto para a resposta da empresa.

Os condôminos saíram do local por precaução após não descartarem a possibilidade de desabamento da torre de água que abastece o local. 

Leia também: Caixa d'água na Serra não corre risco iminente de queda, diz Defesa Civil

A Defesa Civil da Serra esteve também no condomínio nesta tarde de terça-feira (23) e de acordo com nota enviada o ´órgão constatou que a situação está sob controle e que não recebeu ainda a avaliação do topógrafo que deveria ser providenciada pelo síndico, e orientou que seja apresentado um relatório com danos estruturais e medidas necessárias para os reparos. Segundo a Defesa Civil o síndico já encaminhou o pedido à construtora para a contratação do profissional e elaboração do documento. 

Entenda o caso

Foto: Reprodução

A estrutura da caixa d'água do Condomínio Top Life Edifício Cancún apresentou um amassado na parte lateral na tarde de terça-feira (16). De acordo com o síndico do condomínio, foi uma moradora de um prédio vizinho que percebeu o problema e comunicou o fato à subsíndica do local onde mora. 

"Ela mandou uma foto para a subsíndica, que entrou em contato comigo. Eu costumo verificar a caixa todos os dias, até porque a gente está reformando e verifiquei que aquele amassado não era normal. Era um amassado novo e aconteceu depois que nós começamos a encher a parte superior da caixa", contou.

Após ser comunicado do fato, Luiz Cláudio disse que entrou em contato com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES), Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. 

Luiz Cláudio contou ainda que a construtora MRV, empresa responsável pela obra, foi comunicada, em janeiro de 2020, sobre possíveis corrosões no reservatório de água. No entanto, segundo ele, a construtora respondeu, alegando que a estrutura não estava mais na garantia. A obra foi entregue aos moradores em agosto de 2015.

A MRV informou que foi contratado um perito para orientar o condomínio quanto aos possíveis reparos. Por meio de nota, a empresa disse que a manutenção que estava sendo realizada no castelo d’agua do empreendimento foi solicitado pelo condomínio e não foi realizada pela construtora. A MRV acrescentou que o empreendimento foi entregue há cinco anos e, nesse período, não houve acionamentos de assistência técnica pelo condomínio sobre a estrutura do castelo de água.

Pontos moeda