Nova Carteira de Identidade passa a ser emitida a partir da próxima semana no ES

Geral

Nova Carteira de Identidade passa a ser emitida a partir da próxima semana no ES

O documento será um pouco menor que o modelo atual, semelhante à Carteira Nacional de Habilitação

Iures Wagmaker

Redação Folha Vitória
Foto: EBC

O novo padrão de Carteira de Identidade, também chamado de RG (Registro Geral), começa a ser emitido a partir da próxima semana no Espírito Santo. O modelo atual, no entanto, continua valendo e não há a necessidade de realizar a troca.

A mudança se tornou obrigatória por meio de um Decreto Federal de 2018, que seria válido para todo o território nacional a partir de março de 2020. No entanto, essa data foi prorrogada em um ano, sendo a nova data em 1º de março de 2021. 

Segundo informações da Polícia Civil capixaba, por meio da Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC), as adaptações para disponibilizar o novo modelo de carteira de identidade no estado já estão em fase de finalização. "A previsão é que a partir da semana que vem a PCES já esteja realizando a impressão nos novos modelos de CI, conforme resolução de Lei Federal", diz a nota.

O documento será um pouco menor que a Carteira de Identidade atual, semelhante à Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e deverá trazer mais informações, como: nome Social, mãe e pai biológicos e aditivos, CPF, Carteira de Trabalho, Título Eleitoral, CNH, Certificado Militar, Tipo Sanguíneo e Fator RH, e ainda informações especiais da algum tipo de doença ou alergia.

Foto: secretaria de segurança de São Paulo

O novo modelo já havia sido adotado nos estados do Acre, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Paraná, além do Distrito Federal. No Espírito Santo, o valor do documento, por enquanto, continuará o mesmo para o modelo impresso, que é de R$ 61,98. 

Locais de emissão

Na capital, Vitória, o documento pode ser emitido na Casa do Cidadão, em Maruípe, e na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), na Enseada do Suá. Em Vila Velha, o local é o Shopping Boulevard, em Itaparica. Na Serra, a emissão do documento pode ser solicitada no Pró-Cidadão, no Bairro Portal de Jacaraípe.

Viana está com um novo ponto de atendimento. Agora, a população pode procurar a central É Pra Já, no bairro Marcílio de Noronha. Em Cariacica, os moradores podem procurar o Faça Fácil, no bairro Santo André, ao lado do Terminal de Campo Grande. No município, não é preciso apresentar foto 3x4, que é registrada no momento da solicitação.

Solicitação

A emissão da 1ª via da carteira de identidade é um serviço gratuito em todo o território nacional, conforme a Lei Federal 12.687/2012. Para os casos de 2ª via do documento, terá direito ao benefício da gratuidade, o requerente que atender a pelo menos um dos seguintes requisitos: estar desempregado, mediante comprovação; receber salário inferior a 3 salários mínimos, mediante comprovação; apresentar boletim de ocorrência de furto ou roubo do documento; necessitar renovar RG provisório.

Os documentos necessários para emissão da Carteira de Identidade são:

- 01 foto 3x4 recente (fundo claro);

- comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone) emitido no nome do requerente nos últimos 60 dias, ou em nome de parente comprovadamente.

- certidão de nascimento (se solteiro), certidão de casamento (se casado) ou certificado de naturalização (se estrangeiro) - originais ou cópia autenticada;

- comprovante de pagamento da taxa de segunda via do RG (para os casos que não se encaixem nos requisitos de isenção);

- CPF, caso o requerente desejar que conste o número desse documento em sua carteira de identidade, devendo ser apresentado o CPF original ou uma cópia autenticada.

*Com informações da Polícia Civil do Espírito Santo