Geral

Blitz do passaporte vacinal: bares e restaurantes estão cumprindo decreto na Grande Vitória?

O jornalismo da Rede Vitória esteve em três estabelecimentos da Grande Vitória e em nenhum deles houve a cobrança do comprovante de vacinação

Foto: Agência Brasil

A apresentação do comprovante de vacinação contra a covid-19 deve ser exigido por bares, restaurantes e academias do Espírito Santo. A nova regra entrou em vigor há uma semana, mas nem todos os estabelecimentos estão cumprindo a determinação. 

A equipe de jornalismo da TV Vitória/Record TV esteve em bares e restaurantes da Grande Vitória para saber se os estabelecimentos estão cumprindo a determinação. Nos três locais visitados, não houve a cobrança do passaporte vacinal.

Na porta do restaurante visitado em Cariacica há um cartaz que diz que só entra quem estiver com a vacinação contra a covid-19 em dia. No entanto, a equipe ficou cerca de 20 minutos no local e nenhum funcionário pediu o comprovante de vacinação. 

Leia também: Veja o passo a passo para emitir o passaporte de vacinação contra covid-19

Outros clientes do estabelecimento, como Enivaldo Braga, também relataram que não foram cobrados pelo documento. 

"Não me cobraram. O estabelecimento não está muito cheio, tem espaço bem confortável. Mas se é obrigatório, eu acho que poderia ter uma fiscalização mais rigorosa", disse.

Ao sair do restaurante, a equipe de reportagem questionou ao responsável o porquê a determinação do governo do Estado não estava sendo cumprida. O homem respondeu que a cobrança do passaporte iria gerar aglomeração na entrada do restaurante e que, em alguns momentos, os garçons se dirigem a mesa para cobrar o documento aos clientes.

Em um bar de Vila Velha, a situação se repetiu. Não houve cobrança pelo comprovante de vacinação dos clientes. O responsável disse que não havia recebido nenhuma orientação sobre a exigência e afirmou que irá se adequar às regras. 

No estabelecimento visitado em Vitória também não houve cobrança pelo documento. O gerente afirmou que o pedido para que os clientes mostrem o comprovante é feito na medida do possível, quando o local está mais cheio, a partir das 18h. Ele disse ainda que é impossível fazer o controle total.

Leia também: Condomínios no ES devem exigir passaporte de vacina para festas

O diretor do Sindibares, Rodrigo Vervolet, destacou as dificuldades do setor para cumprir a determinação do governo estadual.

"Apesar da gente lamentar a implementação do passaporte sanitário, nós temos por dever institucional de orientar toda a nossa base a cumprir não só essa, mas toda a legislação vigente até mesmo sob pena de multa. Temos que preservar essa parte do comércio que já foi tão abalada", explicou. 

Para o infectologista Lauro Ferreira, é fundamental a colaboração dos estabelecimentos com a cobrança do passaporte vacinal para o estímulo da população à vacinação.

"O passaporte vacinal é uma forma da gente estimular que as pessoas vacinadas tenham um convívio social garantido com mais segurança. É muito importante que todos se vacinem. As vacinas conseguiram erradicar doenças importantes da humanidade", afirmou. 

Exigência do passaporte vacinal contra covid entrou em vigor há uma semana

A exigência do comprovante da vacina para entrar em bares, restaurantes e academias começou a valer no dia 31 de janeiro. A regra é válida para todos os municípios do Estado, independentemente da classificação de risco. 

A orientação do governo é que o documento seja cobrado na entrada ou nas mesas, antes de iniciar o serviço. A Secretaria Estadual da Saúde informou que a fiscalização relacionada a exigência do comprovante da vacina contra a covid-19 é de responsabilidade dos municípios e que o Estado tem atuado, de forma suplementar, para garantir o cumprimento da medida.

A Prefeitura de Vitória informou que a Vigilância Sanitária está fiscalizando se os estabelecimentos estão exigindo a apresentação do passaporte vacinal, conforme decreto do Estado. As ações durante a semana são de rotina e, aos finais de semana, o Comitê de Combate à Covid também realiza ações fiscalizatórias.

As denúncias podem ser feitas pelo canal Fala Vitória 156. Na primeira semana, 67 estabelecimentos foram fiscalizados. Eles são orientados sobre a obrigatoriedade de exigir o passaporte da vacina e são notificados. Caso isso não seja cumprido, o estabelecimento pode ser multado.

Em Vila Velha, a prefeitura disse, por meio de nota, que as fiscalizações são realizadas por denúncias registradas através da ouvidoria 162. Na última semana, 15 demandas foram atendidas no município.

A Secretaria de Saúde da Serra informou que a orientação da Vigilância Sanitária é sempre cumprir os protocolos sanitários estabelecidos na portaria estadual, com ações voltadas para orientação e instrução. 

Ainda segundo a pasta, de primeiro de janeiro até nesta terça-feira (08) foram realizadas 150 inspeções sanitárias. Desse total, 43% foram ações de orientação sobre a importância de se cumprir os protocolos sanitários e 57% notificações orientadoras. 

Caso algum morador queira fazer uma denúncia ou mesmo necessite de mais informações, basta entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones: (27) 3252-9557 ou (27) 3291-2011.

*Com informações da repórter Luana Damasceno, da TV Vitória/Record TV. 

Pontos moeda