Geral

Folha Vitória é selecionado em programa de transformação digital com apoio do Meta (Facebook)

Ao todo, 25 redações no Brasil foram escolhidas e vão ganhar uma quantia de até 15 mil dólares e uma mentoria de três meses com alguns dos melhores especialistas em comunicação

Lais Magesky

Redação Folha Vitória
Foto: Freepik

O jornal Folha Vitória foi uma das 25 redações brasileiras selecionadas para participar do programa "Acelerando a Transformação Digital com ANJ e Aner". O jornal on-line, que tem 14 anos, vai passar por uma fase de mentoria e receberá fundos para financiar projeto e melhoria de processos.

O programa é desenvolvido pela Associação Nacional de Jornais (ANJ) e Associação Nacional dos Editores de Revistas (Aner) em parceria com o Meta Journalism Project (empresa responsável pelo Facebook e Instagram) e o Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ na sigla em inglês).

Para ser selecionado, o Folha Vitória participou das mentorias do programa, que tiveram início em novembro. Foram realizados treinamentos com especialistas internacionais em inglês, com tradução simultânea em português. 

Para Daniella Zanotti, chefe da redação do Folha Vitória, é muito importante que o jornal participe de iniciativas como essa.

"O resultado da seleção foi uma conquista para o veículo. Com o apoio do programa teremos mais ferramentas e recursos para transformar e melhorar processos e levar conteúdo com ainda mais qualidade para o internauta. Vários jornalistas do Folha Vitória acompanharam os encontros virtuais com especialistas em mídia. Foi estimulante para a equipe participar das mentorias e, ao saber que fomos selecionados entre dezenas de veículos no país, toda a equipe comemorou muito", afirmou.
"Muitas coisas boas virão com a participação do Folha neste programa e com o desenvolvimento de um novo projeto", concluiu a editora.

Entre os publishers escolhidos, 16 são associados da ANJ. Além do Folha Vitória, foram selecionados no Brasil projetos de O Globo, Gazeta do Povo, A Gazeta, Jornal O Tempo, Carta Capital, entre outros. (veja a lista completa no final da matéria)

“Acelerando a Transformação Digital”

Os participantes selecionados receberão, ao longo de três meses, treinamento estratégico e tático com especialistas do setor, além de fundos de até US$ 15 mil para apoiar as redações no desenvolvimento de projetos, produtos ou melhorias de processos.

A primeira edição do “Acelerando a Transformação Digital” teve como foco os desafios dos jornais e revistas e sua primeira fase foi realizada entre novembro e dezembro de 2021. 

Jornalistas e profissionais de outras áreas de mais de 150 redações diferentes participaram de uma série de treinamentos virtuais liderados por especialistas em mídia internacional.

Entre os tópicos abordados estão como as organizações de notícias podem melhorar sua experiência móvel, como monetizar por meio de mídias digitais, quais as formas de desenvolver e engajar o público e como adotar e analisar indicadores de desempenho, por exemplo.

A seleção para mentoria foi feita por um comitê do ICFJ que seguiu uma série de critérios, incluindo a viabilidade do projeto apresentado e como esses veículos poderiam impulsionar a transformação digital em suas organizações.

O programa “Acelerando a Transformação Digital” conta também com uma edição focada em startups e iniciativas digitais, feito em parceria com a Associação de Jornalismo Digital (AJOR), e outra focada em rádio e televisão, criado parceria com a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT). Nos próximos meses devem ser anunciadas as organizações de mídia selecionadas para a fase de mentoria e fundos de inovação das demais edições.


Pontos moeda