Geral

Enem 2021: resultado já está disponível para consulta; saiba como acessar

Os resultados podem ser acessados na chamada "Página do Participante". Para acessar, o candidato deve usar o CPF e a senha cadastrada na página

Foto: Alexandre de Souza | Folha Vitória

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta quarta-feira (9) as notas finais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 para os inscritos na versão regular e para os que fizeram a reaplicação.

Inicialmente, o Inep havia informado que a data da divulgação dos resultados seria no dia 11 de fevereiro. Em entrevista ao programa A Voz do Brasil, nesta quarta-feira, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, disse que a antecipação de dois dias na divulgação se deu pela celeridade no cumprimento do cronograma estabelecido pelo Inep. “Diminuímos dois dias de ansiedade no coração dos estudantes brasileiros”, afirmou.

Os resultados do Enem podem ser acessados na chamada "Página do Participante". Para acessar, o candidato deve usar o CPF e a senha cadastrada na página. 

Veja o passo a passo de como acessar o resultado do Enem:

Acesse o site oficial do Inep e utilize os dados do Gov.br para acesso a conta na Página do Participante. Logo em seguida, insira o seu CPF e senha, selecione a opção Boletim de Desempenho Individual e o resultado será apresentado na tela a seguir. 

No caso de esquecimento de senha, basta clicar em “esqueci minha senha” e depois de digitar o CPF. Em seguida, escolha qual a melhor forma de recuperação, e a nova senha será encaminhada.

Os participantes poderão conferir as notas das áreas de matemática, ciências da natureza, linguagens e códigos e ciências humanas e suas tecnologias. Para conferir o desempenho da redação, basta clicar em Vista Pedagógica. 

Nesta opção será possível ver o espelho de redação e a performance em cada uma das cinco competências avaliadas na correção da prova. Também é possível ver o comparativo entre a sua nota de redação e a dos outros candidatos do exame.

Com o resultado das notas, os participantes poderão se inscrever nas seleções dos programas geridos pelo governo federal, como o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), Prouni (Programa Universidade Para Todos) e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). 

As inscrições para o Sisu poderão ser feitas do dia 15 ao dia 18 de fevereiro. O prazo de inscrição para o Prouni será de 22 a 25 de fevereiro. No início de março, do dia 8 ao dia 11, poderão se inscrever os candidatos ao Fies, que neste ano oferta 110.925 vagas.

Fonte: Portal R7 e Agência Brasil

Pontos moeda