Geral

VÍDEOS | Chuva causa morte, estragos e deixa ruas alagadas em Alegre

Um aposentado e ex-secretário de Alegre morreu após ser atingido por um muro que caiu, na tarde desta quarta-feira, durante o temporal que atingiu o município

Foto: Reprodução/ WhatsApp

Um homem morreu em decorrência da forte chuva que atingiu o município de Alegre, na Região do Caparaó do Espírito Santo, nesta quarta-feira (16). A informação foi confirmada pelo prefeito da cidade, Nirrô Emerick.

Segundo o prefeito, a vítima é José Luiz Albani, funcionário aposentado do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) e ex-secretário de Agricultura do município. José Luiz teria sido atingido por um muro, que caiu durante a chuva desta tarde. 

Em um comunicado divulgado nas redes sociais, a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) informou que o muro que causou a morte do aposentado circunda o campus de Alegre e atingiu parte de uma residência nas proximidades.

A chuva também causou estragos em diversos outros pontos do municípios. Moradores registraram vídeos que mostram ruas completamente alagadas e pessoas e veículos com dificuldade de se locomoverem.

Um dos vídeos mostra que até um ônibus teve dificuldade para passar por uma rua do município. Ao mesmo tempo, dois moradores tentam andar pela água barrenta para chegar em casa.

Outro vídeo, feito na mesma rua, mostra um trabalhador, de bicicleta, enfrentando a chuva para fazer uma entrega, no meio do alagamento. Enquanto isso, um morador sai de casa com a água na altura da canela.

Outros vídeos mostram um carro sendo arrastado pela força da água e o campo do Comercial de Alegre completamente coberto pela inundação.

O secretário de Governo da Prefeitura de Alegre, Rafael Nicácio, informou que a chuva desta quarta-feira deixou várias árvores caídas, casas inundadas, pontes danificadas e deslizamento de terra em áreas rurais e urbanas. 

Além disso, as rodovias que cortam o município foram atingidas e diversas comunidades rurais estão isoladas por falta de acesso. Ainda segundo o secretário, algumas escolas do município também foram atingidas e as aulas estão suspensas nesta quinta-feira (17).

Já o prefeito de Alegre falou que está pedindo ajuda a outros prefeitos e ao governador do Estado, Renato Casagrande, para limpar a cidade e dar suporte às equipes do município.

O governador Renato Casagrande usou sua conta no Twitter para demonstrar sua preocupação com a situação de Alegre e informar que equipes da Defesa Civil estadual estão se deslocando para o município para ajudar nos trabalhos.

LEIA TAMBÉM:
>> Cemaden alerta que novas enchentes podem acontecer no ES
>> Com Rio Doce acima da cota de inundação, Linhares registra maior volume de chuva no ES
>> Chuva: veja dicas de como limpar a casa após enchentes

Pontos moeda