Dino (divulgador de notícias)

Geral

Brasil tem dados positivos na indústria da moda

Especialista comenta sobre os desafios da carreira e principal evento do mercado da moda no país, o BRFW

Foto: Divulgação/DINO

O Brasil é um dos principais produtores de modelos para o mercado internacional, de acordo com dados da Associação Brasileira de Agenciamento de Modelos (ABAM). O setor é responsável por empregar mais de 200 mil pessoas em todo o país, sendo que o número de modelos ativos chega a 20 mil. 

Além disso, é produzido mais de 400 mil editoriais de moda por ano, ainda segundo a ABAM. O setor contribui diretamente para o crescimento econômico do país, gerando empregos e movimentando a economia.

Pedro Albuquerque, modelo e empresário no ramo da moda, pontua que, apesar de ser um setor amplo e com números positivos, é necessário seguir alguns passos básicos para ingressar no mercado, tais como contar com uma agência profissional, cuidar da aparência e investir em materiais fotográficos. 

“Geralmente as pessoas costumam enxergar esse trabalho como algo ‘fácil’, entretanto, é necessário muito preparo profissional, é um negócio como qualquer outro, tem que fazer networking e saber lidar com muitas situações”, explica Pedro. Além disso, ele pontua que estudar também faz parte desse processo uma vez que saber falar corretamente em outras línguas pode impactar positivamente no currículo. 

BRFW é um dos eventos principais para gerar oportunidades 

Dentro desse setor, sabe-se que há diversos eventos da moda que trazem à tona oportunidades para modelos iniciantes e já com carreiras consolidadas, tais como São Paulo Fashion Week (SPFW), Rio de Janeiro Fashion Week (RJFW), o Fashion Business e o BRFW.

Para Pedro, o BRFW tem ganhado destaque nos últimos tempos. É um evento realizado anualmente na cidade em diversas cidades , e reúne desfiles, exposições, palestras, workshops e muito mais para promover o universo da moda. 

O evento é organizado pelo produtor Rodrigo Dantas e o empresário Kelber Salles e costuma reunir marcas e estilistas nacionais e internacionais, além de profissionais e entusiastas da moda. 

Durante o evento, é possível acompanhar desfiles de moda, feiras de negócios, palestras, entre outros. O empresário ressalta que, para ele, o BRFW é considerado um dos principais eventos do calendário fashion do Brasil por profissionais de todos os setores da indústria da moda. 

“Ele se enquadra como uma boa oportunidade para os profissionais da área se manterem atualizados sobre as últimas tendências, além de fazer parcerias e contatos importantes, gerando possibilidades de atuação no mercado", declara. 

Pedro comenta que o BRFW tem sido um de seus eventos preferidos no momento. “Realmente me deixou muito feliz em ver a diversidade do desfile, levando oportunidade para todos. Há de se admirar a estrutura e forma como a equipe responsável tem conduzido o evento”.

Pontos moeda