Geral

Carnaval de Vitória: saiba como fica o trânsito para chegar ao Sambão do Povo

A Prefeitura de Vitória divulgou os trechos onde haverá interdição. Também serão feitas mudanças no trajeto dos ônibus na região de Mário Cypreste

Foto: Leonardo Silveira/ PMV

A região do Sambão do Povo terá mudanças no trânsito em virtude dos desfiles das escolas de samba do Carnaval de Vitória.

A partir das 15h desta sexta-feira (10) até a próxima segunda-feira (13), às 14h, a Avenida Dário Lourenço de Souza, entre a Rua Elvira Zílio e a Servidão Belarmino Guedes de Moraes, no trecho entre as ruas Engenheiro Manoel dos Passos Barros e a rua Don Benedito, em Mário Cypreste, estará totalmente interditada.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Foto: Divulgação/PMV

Faixas informativas sobre a interdição estão instaladas em vias que dão acesso ao Sambão. 

A Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) instalou placas de proibição de estacionamento em pontos diversos no Sambão e proximidades.

Os ônibus que atendem a região serão desviados pela Avenida Duarte Lemos e pela Rua Engenheiro Manoel dos Passos Barros. Os demais veículos serão desviados pelas vias adjacentes.

Leia também: Confira a programação especial dos ônibus para o Carnaval de Vitória

Segurança reforçada para a folia

O esquema de segurança para o Carnaval de Vitória este ano vai contar com drones, câmeras de monitoramento, cães treinados para farejar drogas e armas e policiais à paisana.

Além do sambódromo, também haverá ações no entorno e em regiões de Cariacica e Vila Velha. Ao todo, 1.270 agentes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal de Vitória atuarão para garantir a segurança dos foliões.

"O planejamento já iniciou há mais de 45 dias. Estamos fazendo uma integração com todos os órgãos de segurança. Conseguimos dispor as viaturas em um terreno de forma que não houvesse sobreposição, para que as pessoas se sintam seguras. Além disso, temos 40 câmeras de monitoramento em funcionamento no posto de comando integrado e drones, tudo para que as pessoas possam aproveitar o evento", detalhou o secretário Municipal de Segurança Pública de Vitória, Amarílio Boni.

O foco da Polícia Militar será na segurança nos acessos, na dispersão e em áreas próximo aos terminais de Jardim América, em Cariacica, e São Torquato, em Vila Velha.

O comandante da Polícia Militar, coronel Douglas Caus, lembrou que também haverá policiamento à paisana dentro e fora do Sambão do Povo durante os desfiles.

"Usaremos os cães do Batalhão de Ações com Cães, que são treinados para farejar drogas e armas. Vamos utilizar também nossos drones. Qualquer pessoa conduzida com crimes abaixo de dois anos será feito o termo circunstanciado. Também haverá policiamento à paisana que, ao detectar qualquer tipo de suspeita ou inicio de confusão, passará inicialmente ao policiamento fardado que fará a intervenção evitando que o inicio da confusão se torne algo maior", explicou.

O secretário de Estado de Segurança Pública, coronel Alexandre Ramalho, lembrou que os foliões também podem contribuir com ações simples que ajudam a garantir a segurança durante a festa.

"O comportamento das pessoas também é muito importante. Não agir com agressividade, não se envolver em brigas que podem se generalizar, não exceder na ingestão de bebidas alcoólicas e dirigir embriagado são ações que também vão contribuir com a segurança", pontuou.
Foto: Leonardo Silveira/PMV

O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Alexandre Cerqueira, disse que as vistorias nos camarotes do Sambão do Povo já estão avançadas para o desfiles. Nesta quinta-feira (09), deve ser realizado mais uma checagem que, segundo o comandante, se estiver tudo certo, pode ser a liberação final.

"Parte da estrutura dos camarotes já estão liberadas. As vistorias agora se concentram nos camarotes em si. A estrutura de forma geral está liberada, tem alguns documentos que ainda precisam ser verificados, mas é importante que as vistorias sejam feitas nos camarotes para que não tenha nenhum material que possa comprometer o evento", explicou.

Posto Integrado com agentes da Guarda Municipal

Um Posto de Comando Integrado contará com agentes da Guarda Municipal, policiais militares, civis e bombeiros e estará localizado em frente ao Ciase.

As forças policiais vão contar com o auxílio do vídeo-móvel, que irá permitir uma maior visualização da área de concentração e arquibancada, com 40 câmeras de videomonitoramento espalhadas pela região e com o uso de drone.

Também haverá um gabinete de crise e agentes da inteligência infiltrados em meio ao público presente para reportar qualquer tipo de irregularidade. Os agentes da equipe de patrulhamento ostensivo a pé vão circular na região dos camarotes, na entrada e na parte de trás.

Pontos moeda