Geral

São Torquato quebra troféu de vice e premiação do Grupo A termina em briga

Confusão aconteceu no Sambão do Povo, durante a tarde desta quarta-feira (15), na definição dos vencedores do grupo de acesso

Maria Clara Leitão , Marcelo Pereira

Redação Folha Vitória

Após uma disputa apertada do Grupo A no Carnaval de Vitória nesta quarta-feira (15), no momento da premiação, um integrante da Independente de São Torquato quebrou o troféu da escola, por não ficar satisfeito com o vice-campeonato. A escola de Vila Velha ficou em segundo lugar atrás da Pega no Samba, por um ponto.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Durante a apuração, também houve confusão. Latas de cerveja e garrafas de água foram arremessadas da arquibancada no espaço onde estavam os integrantes das diretorias das escolas e a imprensa. 

No momento em que a Pega no Samba foi receber o troféu de campeã do Grupo A, os ânimos se exaltaram. Integrantes da escola Império de Fátima passaram a gritar "Vergonha!", em protesto pelo resultado. A escola da Serra terminou em terceiro lugar. 

Um integrante da diretoria da Império se aproximou do grupo da Pega no Samba que festejava o triunfo. Foi aí que a confusão e a briga começaram.

O diretor de Carnaval da Liga das Escolas de Samba do Grupo Especial (Liesge), Jocelino Junior, chamou a atenção das pessoas que estavam no local pedindo para que o ambiente fosse de paz e respeito ao resultado.

"Vamos respeitar as pessoas. Ninguém aqui quer usurpar o direito de ninguém. A violência não leva ninguém a lugar nenhum. Só mancha nosso carnaval na TV, nos jornais e os investidores não querem investir", disse. 


Após a confusão, o diretor de comunicação da Escola de Samba Império de Fátima, Leonardo Cabong, explicou o ponto de vista da agremiação. Ele afirmou que estavam protestando contra o fato quando integrantes da escola campeã, segundo ele, empurraram um dos diretores.

"Temos inclusive vídeos para demonstrar o fato, inclusive ameaçando jogar a cadeira em cima dele. Nós não causamos nenhum tipo de confusão, a bagunça aconteceu por conta da escola campeã", destacou.

Ele também acrescentou que a escola vai esclarecer todos os fatos. "Vamos mostrar a verdade, para que a gente não sofra sanções na Liga e que ela apure os problemas justamente com a escola campeã", finalizou.

A Guarda Municipal de Vitória e a Polícia Militar estiveram no local. A PM ocupou a parte superior da arquibancada após a confusão.

Foto: Thamiris Guidoni

LEIA TAMBÉM: Em disputa apertada, Pega no Samba conquista o 1º do grupo A e sobe para o especial em 2024

Presidente da Liga dos grupos de acesso diz que escola pode ser penalizada

O presidente da Liga Espírito Santense das Escolas de Samba (Lieses), Sandro Rosa, que compõe as agremiações dos grupos de acesso, falou que a entidade irá analisar a confusão na entrega do troféu da campeã. 

Foto: Marcelo Pereira / Folha Vitória
Sandro Rosa, presidente da Lieses, disse que escola da Serra pode ser penalizada

"A Império de Fátima pode ser penalizada e, se isso acontecer, ela pode perder o direito de desfilar na sexta-feira. Vamos analisar se ela poderá desfilar no domingo ou até mesmo ficar dois anos sem desfilar no Carnaval capixaba", disse ele. 

A decisão será definida após reunião com o comitê de ética da Lieses e será anunciada após o Carnaval. 

Quanto ao troféu destruído pela São Torquato, Rosa lamentou o fato: 

"O troféu é dela, ela pode fazer o que ela quiser com ele, mas é muito triste o que ela fez aqui. Estamos num momento de alegria, de confraternização e a gente termina dessa forma. Carnaval é espetáculo, é alegria, é onde se reúnem as famílias para prestigiar as fantasias, o show, os carros alegóricos. Infelizmente, não pode terminar do jeito que terminou hoje", completou.
Pontos moeda