TERREMOTO

Seis bombeiros do ES e cadela Case vão ajudar em resgates na Turquia

Os militares ficarão à disposição das autoridades locais, para auxiliar na busca e resgate de vítimas que ainda estejam desaparecidas sob os escombros

Isabella Arruda

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

O Espírito Santo enviou, na madrugada desta quarta-feira (8), com destino inicial a São Paulo, seis bombeiros e a cadela Case para auxiliar em resgates após terremotos iniciados na Turquia nesta segunda-feira (6).

Além deles, outros 26 policiais e 22 bombeiros de São Paulo estarão na operação, bem como outros seis membros do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. Juntos devem embarcar em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para o país turco.

Lá, os militares ficarão à disposição das autoridades locais, para auxiliar na busca e resgate de vítimas que ainda estejam desaparecidas sob os escombros.

Os capixabas que embarcaram foram o major Fábio, major Siwamy, capitão Marinho, sargento Sperancini, sargento Breno e o cabo Vicentini. Os militares fazem parte do Centro Especializado de Resposta a Desastres (Cerd), a equipe do CBMES especializada em resgates e desastres de grandes proporções.

A equipe do Espírito Santo foi enviada com autorização do governador Renato Casagrande, que divulgou o gesto nas redes sociais. Confira:

Os militares do Cerd recebem treinamento especial para realizar resgates em locais de difícil acesso, ocorrências complexas, desmoronamentos e desabamentos, entre outros. Equipes do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo atuaram nos desastres de Mariana e Brumadinho, em Minas Gerais, Petrópolis, no Rio de Janeiro, e Recife, em Pernambuco.

Mais de 11 mil mortos em terremoto

O terremoto que abalou a Turquia e a Síria na segunda-feira (6) alcançou a marca de mais letal da década após o número de mortos ultrapassar os 11 mil nesta quarta-feira (8).

Equipes de resgate locais, reforçadas pela ajuda da comunidade internacional, correm contra o tempo para encontrar sobreviventes embaixo dos escombros dos milhares de prédios que colapsaram nos dois lados da fronteira – uma missão dificultada pelo rigoroso inverno, enquanto o prazo considerado crítico para encontrar pessoas com vida se esgota.

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, afirmou que já foram confirmadas as mortes de 8.574 pessoas em decorrência do terremoto no país.

O anúncio, feito durante uma visita de Erdogan ao epicentro do terremoto, na província de Kahramanmaras, eleva o número total de mortos na catástrofe para mais de 11 mil.

Pontos moeda