PISO DA ENFERMAGEM

Enfermeiros e técnicos fazem protestos no ES e ponte é fechada em Colatina

Os trabalhadores são contra a decisão do Supremo Tribunal Federal de suspender a lei que instituía o piso da categoria

Gabriel Barros

Redação Folha Vitória
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação

Técnicos de enfermagem e enfermeiros fazem protestos nesta terça-feira (14) contra a suspensão do piso da categoria. Em Colatina, no Noroeste do Espírito Santo, os manifestantes chegaram a fechar a Ponte Florentino Avidos, que liga o Centro ao bairro São Silvano.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

O protesto começou por volta das 6h30 da manhã. A ponte ficou cerca de duas horas interditada, o que gerou trânsito em diversos pontos da cidade. A prefeitura informou que a Guarda de Trânsito acompanhou a manifestação e orientou os motoristas sobre as vias que estavam liberadas.

Na Grande Vitória, as manifestações dos trabalhadores se concentraram no Hospital Dório Silva, na Serra. Veja fotos: 

Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação

Os trabalhadores são contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de suspender a Lei nº 14.434/2022, que instituía o piso da categoria.

Em setembro, o ministro Luiz Roberto Barroso atendeu ao pedido da Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos de Serviços (CNSaúde), que entrou com uma ação que alegava não haver verba suficiente para arcar com os custos do valor do piso, o que poderia acarretar em demissões. Na época, outras mobilizações da categoria aconteceram em todo o país. A lei que instituí o piso da enfermagem continua suspensa.

Além disso, no Espírito Santo, a categoria também cobra um posicionamento do governo do Estado. Durante a campanha à reeleição, o governador Renato Casagrande disse que pagaria o piso aos técnicos de enfermagem a partir de janeiro deste ano, o que, segundo o Sindicato dos Enfermeiros do Espírito Santo (Sindienfermeiros), não ocorreu.

A reportagem questionou a Secretaria de Estado da Saúde sobre a reinvindicação dos trabalhadores e sobre o impacto das manifestações no atendimento a população nesta terça-feira (14), mas ainda não obteve retorno. A reportagem será atualizada assim que o posicionamento for enviado. 

Pontos moeda