Geral

Terremoto na Turquia: bombeiros do ES resgatam gato vivo sob escombros

Missão também localizou o corpo de resgatista turco desaparecido

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução

Os Bombeiros do Espírito Santo, juntamento com militares de São Paulo e resgatistas locais, resgataram um gato com vida nesta quarta-feira (15). O animal foi localizado próximo ao corpo de uma senhora, que estava sob escombros, após o terremoto que atingiu a Turquia e Síria, na Europa.

Veja o momento de resgate do pet:

Além do gato, os bombeiros também encontraram o corpo de um dos integrantes da equipe de resgate turca Akut, desaparecido na semana passada enquanto trabalhava no socorro às vítimas do desastre.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Foto: divulgação / sesp

O trabalho de buscas desta quarta-feira começou por volta de 07h30 da manhã (horário local) e se resume na retirada de escombros com maquinário pesado e observação de espaços vitais com câmera de busca e passagem de cães.

Após cerca de 30 minutos de trabalho, o corpo da mulher foi encontrado, em um sofá, e o gato estava cerca de 3 metros abaixo. O corpo do resgatista foi encontrado na mesma região. A delegação brasileira atua integrada às equipes de resgate locais na retirada de escombros.

Desde sua chegada à Turquia, na noite de quinta-feira (09), os bombeiros capixabas participaram de seis missões de busca e resgate.

No primeiro dia, a equipe capixaba foi acionada para três missões de busca a vítimas, atuando com equipes de São Paulo e Minas e interagindo com equipes de resgate locais.

Foto: divulgação / sesp

Os militares utilizaram a cadela Case, além de equipamentos de detecção auditiva e visual e sensores de vibração. Em quatro delas houve indicação de vítimas em óbito pela cadela Case.

A equipe capixaba se dedica, principalmente, a realizar varredura final de locais onde já foram realizadas buscas anteriores. As condições climáticas são adversas, com relatos de temperaturas de até - 6 °C e umidade relativa do ar abaixo de 5%.

Em alguns momentos, as equipes precisam permanecer em silêncio e imóveis, para a passagem de equipamentos de sondagem que detectam ruídos ou vibrações em camadas mais profundas dos escombros. Infelizmente, a equipe capixaba não localizou, até o momento, pessoas vivas.

Pontos moeda