Geral

Praias de Vitória devem ter até 60 metros a mais de areia; veja vídeo de como vai ficar

O alargamento da faixa de areia acontecerá da Praia do Iate Clube até a Curva da Jurema. As obras devem durar seis meses e custar R$ 30 milhões

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação/PMV

O processo de alargamento da faixa de areia das praias da Curva da Jurema, Praia do Canto e Guarderia em Vitória, conhecimento como engordamento, deve ficar pronto em até seis meses. A obra está orçada em torno de R$ 30 milhões. 

A expectativa é que a faixa de areia aumente em até 60 metros, mas isso não valerá para as três praias da Capital.

O plano da prefeitura é que na Curva da Jurema, a faixa de areia aumente de 38 a 60 metros de largura; na Guarderia, de 32 a 35 metros (o engordamento não ocorrerá em toda a praia); e na Praia do Canto, de 37 a 55 metros.

Foto: PMV/Divulgação

O anúncio foi feito nesta segunda-feira (19), quando o edital para o início das obras foi lançado pela Prefeitura de Vitória. De acordo com o prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos), a obra é uma demanda popular. 

"Surgiu da própria demanda popular, ou seja, as pessoas caminhavam, se banhavam e encaminhavam vídeos, marcavam, e de fato diziam que a praia estava com a faixa de areia sendo reduzida dia após dia. Iniciamos esses estudos, constatamos a veracidade dessa alegação e partimos para uma solução que seja sustentável ao longo do tempo", disse o prefeito. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

O estudo foi feito analisando a região Sul da Praia do Canto nos últimos 20 anos. De lá para cá, a redução da faixa de areia no local foi de cerca de um metro por ano. No entanto, nos últimos dois anos, essa diminuição chegou aos quatro metros. 

Veja o vídeo de como vai ficar:

O alargamento da faixa de areia acontecerá da Praia do Iate Clube, até a Curva da Jurema. 

"Nós vamos desde a Praia do iate Clube até o final da Curva da Jurema, esse é o ineditismo da obra, essa intervenção nunca foi feita na cidade da Vitória em maneira única. Você via trechos que recebiam intervenção, que de fato receberam engordamento, mas nunca havia um pensamento macro".

O secretário de Obras de Vitória, Gustavo Perin, informou que a areia utilizada no engordamento será retirada de jazidas, que é um depósito natural. Ao todo, serão utilizados 261 mil metros cúbicos do material. 

"Já há estudos pré-existentes e a gente já sabe quais são as áreas que são mais ou menos propícias a se ter essa areia, que a gente chama de jazida, é o local que a gente vai lá e que tem uma areia boa para levarmos até a praia. Essa faixa de areia que vai estar na praia tem uma vida útil de 10 a 15 anos, esperamos que até superior, ´´e o que normalmente acontece", afirmou. 

Para quem trabalha na praia, a notícia do alargamento foi recebida com entusiasmo, como é o caso da gerente de quiosque Jamille Oliveira, que acredita que as obras melhorarão o ambiente. 

"Vai ficar ainda mais agradável , é muito família. A gente recebe todo o tipo de gente aqui desde família a um empresário, a um comerciante. Então acredito que vai ser muito positivo".

*Com informações da repórter Gabriela Valdetaro, da TV Vitória/Record e Prefeitura de Vitória

Leia Também: Cesan faz manutenção emergencial e pode faltar água em 124 bairros; veja a lista

Pontos moeda