Geral

Ausência de contagem do IBGE no Estado pode prejudicar políticas públicas, diz socióloga

Em um informe para os funcionários o IBGE dizia: “A contagem da população brasileira prevista para o próximo ano foi cancelada em razão de contenção orçamentária"

Contagem de pessoas do IBGE não acontecerá no próximo ano Foto: Divulgação

A contagem da população feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), não irá acontecer, devido a contenção de gastos do Governo Federal. A contagem tinha sido adiada para o ano de 2016, por problemas no orçamento. A informação vazou na última segunda-feira (23) e foi obtida pelo jornal O Estado de S. Paulo. 

Em um informe para os funcionários disponível na intranet do órgão o comunicado dizia: “A contagem da população brasileira prevista para o próximo ano foi cancelada em razão de contenção orçamentária". A decisão foi tomada pelo Ministério do Planejamento.

Segundo a professora da Faculdade Novo Milênio e socióloga Edilene Souza da Silva Neves, a falta da contagem aqui no Estado pode trazer consequências para os municípios e para pesquisadores. “Qualquer nível de ausência de informação do governo, sempre traz um tipo de consequência, porque depende de processos decisórios. Essas informações direcionam decisões de políticas públicas”, comentou.  

A assessoria de comunicação do IBGE informou que a pesquisa é muito importante porque atualiza as informações sobre a população brasileira. E que o retrato do Brasil ficará menos preciso, já que informações serão feitas por estimavas. O Censo no entanto, está mantido e acontecerá em 2020.

Pontos moeda