• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Ausência de contagem do IBGE no Estado pode prejudicar políticas públicas, diz socióloga

Geral

Ausência de contagem do IBGE no Estado pode prejudicar políticas públicas, diz socióloga

Em um informe para os funcionários o IBGE dizia: “A contagem da população brasileira prevista para o próximo ano foi cancelada em razão de contenção orçamentária"

Contagem de pessoas do IBGE não acontecerá no próximo ano Foto: Divulgação

A contagem da população feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), não irá acontecer, devido a contenção de gastos do Governo Federal. A contagem tinha sido adiada para o ano de 2016, por problemas no orçamento. A informação vazou na última segunda-feira (23) e foi obtida pelo jornal O Estado de S. Paulo. 

Em um informe para os funcionários disponível na intranet do órgão o comunicado dizia: “A contagem da população brasileira prevista para o próximo ano foi cancelada em razão de contenção orçamentária". A decisão foi tomada pelo Ministério do Planejamento.

Segundo a professora da Faculdade Novo Milênio e socióloga Edilene Souza da Silva Neves, a falta da contagem aqui no Estado pode trazer consequências para os municípios e para pesquisadores. “Qualquer nível de ausência de informação do governo, sempre traz um tipo de consequência, porque depende de processos decisórios. Essas informações direcionam decisões de políticas públicas”, comentou.  

A assessoria de comunicação do IBGE informou que a pesquisa é muito importante porque atualiza as informações sobre a população brasileira. E que o retrato do Brasil ficará menos preciso, já que informações serão feitas por estimavas. O Censo no entanto, está mantido e acontecerá em 2020.